Friburgo é a 3ª cidade mais tranquila do estado, diz Ipea

Município perde apenas para Petrópolis e Teresópolis. Estudo só leva em conta cidades acima de 100 mil habitantes
quinta-feira, 08 de junho de 2017
por Alerrandre Barros
Policiais ciclistas no pátio do 11º BPM (Foto: Arquivo AVS)
Policiais ciclistas no pátio do 11º BPM (Foto: Arquivo AVS)

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou um estudo que apresenta Nova Friburgo como a terceira cidade mais pacífica do estado, atrás de Petrópolis e Teresópolis, todas na Região Serrana.

O Atlas da Violência levou em conta os 304 municípios com mais de 100 mil habitantes e os dados foram analisados com base no Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde, referentes a 2015, além das informações dos registros policiais publicados no 10º Anuário Brasileiro de Segurança Pública.

No ranking, o estudo contabilizou 20 homicídios e oito mortes violentas por causa indeterminada  em 2015, em Nova Friburgo. Com isso, o município ficou com a média 15,2, considerando os 184.786 habitantes, conforme levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

As três cidades mais violentas do estado, segundo o estudo do Ipea, são Queimados e Itaguaí, ambas na Região Metropolitana, e Araruama, na Região dos Lagos.

Armas e a mortalidade entre a população negra

O estudo revelou que dos 59 mil homicídios registrados no país naquele ano, 71,9% foram foram cometidos com armas de fogo. Para o pesquisador do Ipea, Daniel Cerqueira, a difusão do porte legal de armas também contribui para que mais armamentos cheguem ao mercado, seja por meio de roubos ou de vendas ilegais.

"Cerca de 40% das armas apreendidas em crimes são de procedência nacional e foram registradas. Existe uma ideia de que o cidadão angustiado com a violência vai se armar e ficar mais seguro, mas é ledo engano. A arma de fogo dentro de casa contribui para aumentar as probabilidades de alguém sofrer homicídio dentro daquela residência", afirmou à Agência Brasil.

O Atlas da Violência também mostra que a cada 100 assassinatos no país em 2015, 71 tiveram negros como vítimas. Tanto homens quanto mulheres negras sofrem mais com a incidência da violência letal. Segundo a pesquisa, um negro tem 23,5% mais chances de morrer do que um branco que vive no mesmo bairro, com a mesma escolaridade e o mesmo estado civil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Polícia | Violência | crime
Publicidade