Friburgo conquista 1º lugar em ranking de cidades empreendedoras

Ao todo, dez municípios do Estado do Rio participaram de projeto do Sebrae
terça-feira, 03 de outubro de 2017
por Jornal A Voz da Serra
Evento contou com a presença de representantes de diversos setores da municipalidade e do Sebrae (Divulgação PMNF)
Evento contou com a presença de representantes de diversos setores da municipalidade e do Sebrae (Divulgação PMNF)

 A segunda fase do projeto Cidades Empreendedoras teve início na última sexta-feira, 29, e Nova Friburgo garantiu o 1º lugar no ranking do programa. Durante o encontro, que aconteceu na sala de gestão e contou com a presença de representantes de diversos setores da municipalidade e do Sebrae, a cidade apresentou seus novos projetos e assegurou mais alguns pontos na disputa. Ao todo, dez municípios participam da ação.

Segundo o Sebrae, a competição acontece até dezembro, quando será consagrado o município vencedor. A primeira fase do projeto teve início em agosto e desde então, a cada mês são mensuradas as ações de políticas públicas relacionadas ao desenvolvimento econômico. O município que estiver regular com os dados solicitados pela instituição a respeito de determinadas áreas, obtém uma pontuação. Caso não esteja, assume o compromisso de regularizar a situação até o próximo encontro e marcar novos pontos.

Entre os projetos desenvolvidos por Nova Friburgo e que garantiram pontos à cidade estão: a capacitação dos servidores para o trabalho de compras públicas, a divulgação do canal de compras da Prefeitura e a associação entre produtores rurais e a Secretaria de Educação para a compra de insumos da merenda escolar.

De acordo com o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Walter Thuller, a posição da cidade no “game” demonstra que Friburgo está no caminho certo. “É muito satisfatório para a atual gestão conquistar essa posição já na segunda fase do projeto. Isso é resultado de um trabalho em conjunto, feito de maneira ética e comprometida, de modo a consolidar as políticas públicas voltadas para o empreendedor. Agora, nossa prioridade é seguir firme no projeto e manter esse resultado”, pontuou.

Para a analista do Sebrae, Raquel Stunn, a iniciativa visa desburocratizar e simplificar processos, promovendo assim a aproximação do pequeno e microempresário com a Prefeitura. “Desta forma, criamos um ambiente de negócios favorável, em especial neste momento de grave crise econômica no país. O nosso papel é ajudar e facilitar o micro e pequeno empreendedor neste processo. E vemos em Nova Friburgo um grande potencial para isto”, explicou ela.

A competição tem como objetivo engajar a gestão pública e lideranças locais para que sejam criadas e implantadas políticas públicas que auxiliem na melhoria do ambiente empresarial. Entre as cidades que participam do projeto estão São Pedro da Aldeia, Volta Redonda, Itaperuna, Campos dos Goytacazes, Petrópolis, Niterói, Três Rios, Angra dos Reis, Nova Iguaçu e Duque de Caxias.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade