Foto que circula nas redes sociais não é de Nova Friburgo

Imagem noturna foi feita na região de Trompia Valley, conhecida como Vale das Luzes, na Itália
segunda-feira, 24 de julho de 2017
por Dayane Emrich
A foto do Vale das Luzes, falsamente identificada como Friburgo (Reprodução da internet)
A foto do Vale das Luzes, falsamente identificada como Friburgo (Reprodução da internet)

 

 

Uma imagem que vem circulando nas redes sociais nos últimos dias está dando o que falar. A foto, que mostra a noite de uma cidade montanhosa e bastante iluminada, foi compartilhada por muitos friburguenses como sendo de Nova Friburgo. “Minha cidade é mesmo linda!”, exclamou uma mulher na legenda da foto publicada no Facebook no último sábado, 22. Somente esse post teve 71 reações.

No perfil de outro usuário da rede, a imagem também foi compartilhada e o mesmo chegou a afirmar que a foto teria sido feita do alto do Caledônia. Além de 207 reações e 26 comentários, a foto teve nada mais nada menos do que 51 compartilhamentos, o que ajudou a espalhar o boato. “Que espetáculo!”; “Nossa, que lindo”; “Linda a Suíça brasileira” foram alguns dos comentários do post.

O autor da publicação, o engenheiro eletrônico José Américo Machado, explicou que recebeu a foto por um grupo de WhatsApp e resolveu divulgar. “Tenho uma foto antiga muito parecida com essa. Me confundi, pois visto de cima tem muito a ver com Nova Friburgo”, disse ele, sem esconder o deslumbramento com a foto. “Mas que a foto é danada de linda, isto é!”, riu.

Apesar da empolgação dos internautas com a bela imagem, a paisagem não pertence a Nova Friburgo. O local é, na verdade, o Trompia Valley, conhecido como “Vale das Luzes”. A cidade fica situada na província da Bréscia, na região da Lombardia, na Itália. O vale é povoado e cortado pelo rio Mella por mais de 20 km. A imagem, divulgada em sites do mundo todo, não teve créditos revelados. As montanhas da verdadeira Friburgo, também muito belas, podem ser observadas na foto do fotógrafo friburguense Osmar Castro (abaixo).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Turismo
Publicidade