Fórum em Macaé reuniu governador e prefeitos para discutir queda no repasse de royalties de petróleo

Prefeito Rogério Cabral participou do evento, que também abordou questões de tecnologia em gestão pública e Olimpíadas
quarta-feira, 26 de agosto de 2015
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Bruno Mayer)
(Foto: Bruno Mayer)

Foi realizado nesta segunda-feira, 24, em Macaé, o I Fórum de Valorização dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro, Alternativas e Soluções. Realizado no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, o evento foi organizado pela Associação Estadual dos Municípios do Rio de Janeiro (Aemerj) e pelo governo do estado e contou a presença de 21 prefeitos das regiões Norte, Noroeste, Lagos e Serrana. A principal discussão foi a crise política e econômica nacional e a queda do preço do barril de petróleo que, nos últimos meses, saiu de US$ 100 para menos de US$ 40, reduzindo o repasse dos royalties para os municípios produtores. O prefeito de Nova Friburgo, Rogério Cabral, participou do evento.

O fórum teve como principal objetivo a troca de experiências sobre alternativas e soluções administrativas, tecnológicas e políticas frente à crise econômica que atinge os municípios do Rio, ocasionada pela diminuição no repasse dos royalties e desemprego.

A programação do evento contou, também, com diversas palestras sobre temas como: A Gestão Pública no Brasil, ministrada pelo diretor voluntário do Projeto Brasil Competitivo, Irani Varella; Soluções Governo Inteligente, com o diretor para Setor Público América Latina de Soluções em Nuvem da Microsoft, Roberto Prado; Programa Rio Digital: Potencial e Impactos Previstos para os Municípios, proferida por Gustavo Tutuca, secretário de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro; Cenário Econômico: Mundo, Brasil, Estado do Rio – Alternativa e Soluções, tendo como palestrante o economista George Vidor.

Durante o Fórum ainda foram apresentados os cursos que a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) está implantando: Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública e os cursos livres da Escola do Cidadão do Século XXI. A reformulação do Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro foi também apresentada como alternativa ao desenvolvimento dos municípios.

O governador do estado, Luiz Fernando Pezão, destacou a importância dos Jogos Olímpicos Rio 2016 como grande fomentador de oportunidades, pois o Estado receberá 15 mil atletas de 202 países, incluindo a Paraolimpíada no mês seguinte. De acordo com Pezão “é preciso ser agressivo, se não eles vão procurar outros estados. A expectativa é reunir cinco milhões de pessoas”, disse.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: fórum | Macaé | royalties | Petróleo | tecnologia | gestão | Pezão | Rogerio Cabral
Publicidade