Fórum debate crescimento para Região Serrana

II Fórum de Prefeituras Empreendedoras foi realizado em Nova Friburgo
segunda-feira, 03 de agosto de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Fórum debate crescimento para Região Serrana

Nova Friburgo sediou na última sexta-feira, 31, o II Fórum de Prefeituras Empreendedoras, promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços (Sedeis) em parceria com a Prefeitura de Nova Friburgo, no Senai Espaço da Moda. Na pauta do evento, o debate em torno de possibilidades e oportunidades de crescimento para os municípios da Região Serrana, como explicou o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Marco Capute.

“Toda a estrutura da Sedeis pode contribuir muito para o desenvolvimento dos municípios. Quem sabe dos problemas dos município é o próprio município. Eu estou aqui para trocar ideias, apresentar a minha secretaria e gostaria que todos pudessem dialogar conosco para aproveitar essa oportunidade que o prefeito Rogério Cabral está nos dando”, afirmou Capute.

Durante o encontro, Rogério Cabral apresentou os principais pontos da economia friburguense, lembrou a falta de planejamento no processo de crescimento da cidade e destacou o condomínio industrial como opção para expansão das indústrias locais e de toda a Região Serrana. “Surgiu a necessidade de um espaço para as empresas se instalarem, e lançamos uma área no 3º distrito para o desenvolvimento de um polo industrial. Algumas empresas já compraram espaço e iniciaram obras na região, que ainda tem potencial de crescimento, com espaço amplo e às margens da RJ-130. Ainda temos uma segunda área — que pertence à Codin — próxima à cidade, em Córrego Dantas. Acredito que na sexta-feira, 7, com a vinda do governador Pezão a Nova Friburgo, assinaremos um protocolo de intenção. Neste momento de crise, precisamos do fortalecimento do setor industrial da Região Serrana”, argumentou o prefeito.

Aos presentes, Marco Capute apresentou toda a estrutura da Sedeis, que conta com as subsecretarias de Parcerias Público-Privadas; Energia, Logística e Desenvolvimento Industrial; e de Comércio e Serviços, além da Agência de Fomento do Rio de Janeiro (Agerio); da Companhia de Desenvolvimento Industrial (Codin); do Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro (DRM/RJ); do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem/RJ) e da Junta Comercial do Rio de Janeiro.

Além do secretário Marco Capute, também participaram do fórum Paula Martins, Subsecretária de Parcerias Público-Privadas; Jorge Cunha, Superintendente de Projetos Estruturantes da Subsecretaria de Energia, Logística e Desenvolvimento Industrial; Rodrigo Ribas, Superintendente de Desenvolvimento Regional da Subsecretaria de Comércio e Serviços; Wilson Giozza, Presidente do Departamento de Recursos Minerais; Luiz Velloso, Presidente da Junta Comercial do Estado Rio de Janeiro; Domingos Vargas, Presidente Agerio; Pedro Paulo Novellino, Diretor da Região Metropolitana da Codin; e Marcelo Dreicon, Diretor de Desenvolvimento da Codin. Todos explicaram o que cada serviço tem a oferecer, e como cada órgão pode beneficiar os empresários e prefeituras da Região Serrana. Além deles, também participaram do evento o deputado estadual Wanderson Nogueira e os vereadores de Nova Friburgo Marcelo Verly, Sérgio Louback, Adriano Pequeno e Ricardo Figueira.

“O secretário Capute trouxe toda a sua equipe de trabalho, todos os seus subsecretários, que podem falar sobre todos os programas que existem na Sedeis e onde cada empresário e prefeitura podem atuar. Depois dessa explanação de hoje, só não tem acesso às informações quem não quis comparecer. As prefeituras e os empresários que viram que existem caminhos de empréstimo direto pela Agerio e pela Codin. A avaliação é a melhor possível. Nós vamos aproveitar, vamos recuperar através de financiamentos o que perdemos de repasse”, encerrou Rogério Cabral.

Foto da galeria
O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Marco Capute. (Foto: Daniel Marcus)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: II Fórum de Prefeituras Empreendedoras | Sedeis | Senai Espaço da Moda
Publicidade