'Forças no Esporte': programa para alunos da rede pública ainda tem vagas

Projeto realizado nas dependências do Sanatório Naval oferece atividades esportivas e alimentação gratuitas
quarta-feira, 27 de maio de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Projeto socioesportivo reúne quase 200 alunos divididos entre os turnos da manhã e tarde no Sanatório Naval de Nova Fribugo (Divulgação)
Projeto socioesportivo reúne quase 200 alunos divididos entre os turnos da manhã e tarde no Sanatório Naval de Nova Fribugo (Divulgação)

“Democratizar o acesso à prática de esportes e à cultura, de forma a promover o desenvolvimento das crianças e adolescentes alunos da rede pública de ensino, como fator de formação de cidadania, melhoria da qualidade de vida e atividade complementar.” Este é o objetivo do programa que tem atraído dezenas de crianças e adolescentes para o espaço esportivo do Sanatório Naval de Nova Friburgo. Criado em 2003 pelo governo federal através do Ministério da Defesa — com o apoio das Forças Armadas, ministérios do Esporte e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) — o Profesp (Programa Forças no Esporte) chegou a Nova Friburgo há cerca de três anos e de lá pra cá tem ajudado a levar educação e lazer a alunos da rede pública. 

Com a orientação de profissionais especializados, os participantes do programa têm a possibilidade de desenvolver, três vezes por semana, atividades esportivas e recreativas fora do âmbito escolar. Além de participar de aulas de instrução musical — coral e flauta —, os jovens assistem a palestras sobre saúde, têm o suporte alimentar necessário e realizam exames médicos periodicamente. Tudo isso de graça. 

De acordo com o vice-diretor do Sanatório Naval de Nova Friburgo, o capitão de fragata Abelardo Vieira Cavalcante Filho, são diversas as modalidades esportivas oferecidas. Dentre elas estão o futebol, natação, voleibol, futsal, handebol e atletismo. Ainda segundo Cavalcante, as atividades recreativas envolvem programações para aperfeiçoamento motor e de atenção, sempre atreladas a conteúdo motivacional para gerar envolvimento coletivo entre os alunos. 

As atividades do Profesp são realizadas às terças, quartas e quintas-feiras, em dois turnos, para que tanto as crianças e adolescentes que estudam pela manhã quanto os que estudam à tarde possam participar. O primeiro turno vai das 8h — com café da manhã — às 11h30, após o almoço. Já o turno da tarde começa às 13h — com o almoço — e vai até às 16h, ao término do lanche. 

São 15 profissionais entre professores de educação física, música, monitores e auxiliares. Sem contar com aqueles que são responsáveis pelo cuidado médico, alimentação e manutenção dos espaços utilizados pelo programa. 

Com capacidade para até 200 crianças (dois núcleos de 100) o SNNF ainda possui 23 vagas para este ano. Para participar é preciso ter entre 7 e 14 anos de idade e ser aluno regular do ensino público. Os pais ou responsáveis devem apresentar a certidão de nascimento dos alunos ou identidade e duas fotos 3x4 para realizar a inscrição, que pode ser feita na sede do Sanatório, na Avenida Governador de Mattos Fontes s/nº, Centro. Para mais informações basta entrar em contato pelos telefones 2525-9517, 2525-9542 ou 2525-9510, das 8h às 16h.

  • Crianças e adolescentes do Profesp participam de diversas atividades físicas (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

    Crianças e adolescentes do Profesp participam de diversas atividades físicas (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

  • Projeto socioesportivo reúne quase 200 alunos divididos entre os turnos da manhã e tarde no Sanatório Naval de Nova Fribugo (Divulgação)

    Projeto socioesportivo reúne quase 200 alunos divididos entre os turnos da manhã e tarde no Sanatório Naval de Nova Fribugo (Divulgação)

  • Além de atividades físicas e aulas de música, projeto também oferece alimentação gratuita (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

    Além de atividades físicas e aulas de música, projeto também oferece alimentação gratuita (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

  • Vice-diretor do Sanatório Naval e capitão de fragata Abelardo Vieira Cavalcante Filho (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

    Vice-diretor do Sanatório Naval e capitão de fragata Abelardo Vieira Cavalcante Filho (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Sanatório Naval | Programa Forças no Esporte | escola | Educação Física
Publicidade