Fogo também destrói "Árvore do Arco”, símbolo de Madalena

Paineira-rosa nas proximidades do Parque do Desengano teria mais de 100 anos e já estaria sem vida
segunda-feira, 16 de outubro de 2017
por Jornal A Voz da Serra
Foto de capa
A "Ávore do Arco" em foto de Maria Eugenia Miranda compartilhada nas redes sociais

O incêndio que queimou a vegetação nas proximidades do Parque Estadual do Desengano, em Santa Maria Madalena, também destruiu, neste domingo, 15, a “Árvore do Arco”, símbolo e cartão-postal da cidade, devido à sua forma peculiar. A árvore foi cenário da minissérie “Dercy de Verdade”, da TV Globo. A atriz e comediante Dercy Gonçalves nasceu no município.

A árvore centenária seria da espécie paineira-rosa, segundo um abaixo-assinado online, publicado na plataforma Avaaz, que, em 2015, pedia à Secretaria de Meio Ambiente do município que construísse uma área de proteção para ela. Em janeiro deste ano, porém, foi publicado um vídeo no YouTube que mostra que a árvore já estava, aparentemente, sem vida.

Durante o fim de semana, equipes do Corpo de Bombeiros, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e guarda-parques atuaram no combate a incêndios em uma área de mata no arredores do parque. O fogo começou na quinta-feira, 12, e um helicóptero também foi usado na ação. O fogo estava próximo do principal manancial de abastecimento de água do município, na localidade de Terras Frias.

 

LEIA MAIS

Friburguense planeja finalizar sozinho, ainda neste sábado, coleta de todas as garrafas de vidro deixadas no local

Temporal alaga ruas e provoca queda de árvores em Friburgo nesta sexta

Entre usuários de ônibus, expectativa é que 6 mil pessoas cheguem e saiam da cidade

Publicidade
Agora Faz