Fies 2017: MEC disponibiliza vagas não preenchidas a partir desta segunda

Para concorrer, interessados devem se inscrever pelo site do sistema de seleção
sexta-feira, 17 de março de 2017
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: João Bittar / MEC)
(Foto: João Bittar / MEC)

A partir desta segunda-feira, 20, aqueles que não conseguiram obter o financiamento estudantil poderão ter uma nova chance. As vagas não preenchidas no processo seletivo do primeiro semestre do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) serão disponibilizadas até o dia 24 deste mês. As inscrições deverão ser feitas exclusivamente na página do Sistema de Seleção do Fies (http://sisfiesportal.mec.gov.br/).

Até a tarde desta última sexta-feira, 17, o Ministério da Educação (MEC) ainda não havia informado quantas eram as vagas remanescentes, uma vez que o processo regular ainda não havia sido finalizado. Neste semestre, o Fies ofereceu 150.538 vagas para 1.599 instituições, abrangendo 29.293 cursos.

As vagas remanescentes são voltadas para candidatos que tenham participado de alguma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde 2010, obtido nota mínima de 450 pontos nas provas e não ter tirado nota zero na redação. Além disso, é necessário comprovar renda familiar mensal bruta per capita de até três salários-mínimos. Aqueles que já tentaram o financiamento pelo processo seletivo regular e não obtiveram sucesso, podem participar novamente da seleção inclusive.

Após o registro no FiesSeleção, o candidato deverá concluir a inscrição no Sistema Informatizado do Fies (Sisfies) nos dois dias úteis subsequentes. As inscrições serão realizadas de acordo com a condição do estudante: do dia 20 ao 24, os não graduados inscritos no processo seletivo regular do Fies. Do dia 22 a 24 deste mês, os graduados inscritos no processo seletivo regular do Fies. Já de 25 a 31 de março, os não graduados para curso de alguma instituição de ensino superior (IES) em que não estão matriculados. De 25 de março a 22 de maio, não graduados para curso de IES em que estão matriculados. Por último, de 27 de março a 22 de maio, graduados para curso de IES em que estão matriculados.

O Fies oferece financiamento a estudantes em cursos de instituições privadas de ensino superior. A taxa efetiva de juros do programa é 6,5% ao ano. O percentual de financiamento é definido de acordo com o comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita do estudante.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: FIES | educaçção
Publicidade