Fiéis celebram Dia de São Sebastião com missas, procissão e música

Paróquia em Lumiar e capela na Chácara do Paraíso terão diversas atividades
quarta-feira, 18 de janeiro de 2017
por Dayane Emrich
A paróquia dedicada a São Sebastião em Lumiar tem programação especial amanhã
A paróquia dedicada a São Sebastião em Lumiar tem programação especial amanhã

Nesta sexta-feira, 20, a Igreja Católica comemora o Dia de São Sebastião, considerado o padroeiro dos atletas e dos militares. Em Nova Friburgo, as comunidades dedicadas ao santo, situadas na Chácara do Paraíso e no distrito de Lumiar, prepararam uma programação especial. Entre as atividades: missas, procissão, café comunitário e atrações musicais. 

Na capela de São Sebastião, situada na Rua José Cândido de Almeida, na Chácara do Paraíso, será celebrada missa sexta-feira, 19, às 19h30, seguida de venda de iguarias no salão anexo à capela. Na sexta-feira, 20, dia do santo mártir a programação terá: alvorada, às 6h; café comunitário, às 7h; e missa solene com apresentação do coral Imaculada Conceição, às 19h30; seguida de procissão luminosa pela RJ-150 até o Hospital Unimed passando pela praça do loteamento Jacina e bênção aos fiéis. Haverá ainda barracas com venda de salgados e doces no salão. 

No distrito de Lumiar, na paróquia de São Sebastião, os fiéis poderão participar da santa missa solene às 18h, seguida de procissão e show com o grupo Amigos da Vida, às 21h. Na ocasião, haverá ainda apresentação do grupo musical Quinteto Arte Itinerante, às 18h30; e apresentação da Banda Euterpe Lumiarense, às 19h30, na Praça Carlos Maria Marchon.

São Sebastião, o soldado de dois exércitos

São Sebastião nasceu na cidade de Narbona, na França, no ano de 256 depois de Cristo. Seu nome tem origem grega, Sebastós, que significa divino, venerável. Ainda pequeno, sua família mudou-se para Milão, na Itália, onde ele cresceu e estudou. 

Assim como seu pai, Sebastião optou por seguir a carreira militar. No exército romano, chegou a ser capitão da primeira da guarda pretoriana, cargo que só era ocupado por pessoas ilustres, dignas e corretas. Sebastião era um homem muito religioso e tinha o hábito de visitar os cristãos presos, levar ajuda aos que estavam doentes e aos que precisavam. 

Ao mesmo tempo, ele era muito dedicado à carreira, tendo o reconhecimento dos amigos e até mesmo do imperador romano, Maximiano, que mais tarde expulsou de seu exército todos os cristãos, entre eles São Sebastião. 

De acordo com a história, conta-se que o imperador ordenou que ele renunciasse ao cristianismo, mas como Sebastião não obedeceu, Maximiano mandou que o matassem. Os arqueiros do império romano o despiram, levaram-no ao estádio de Palatino, colocaram ele em pé em um poste e dispararam várias flechas contra ele, largando-o abandonado para sangrar até à morte. Na ocasião, ele foi salvo por uma cristã mas, pouco tempo depois, foi morto por soldados durante a noite.  

Por causa de sua dedicação religiosa e militar, São Sebastião ficou conhecido como o santo dos dois exércitos: o romano e o de Cristo. São Sebastião também é padroeiro do município do Rio de Janeiro, onde amanhã é feriado dedicado a ele.

Euterpe Lumiarense

Paralelamente aos festejos do padroeiro, a banda Euterpe Lumiarense celebra neste fim de semana os seus 126 anos de fundação. A programação de aniversário inclui, no sábado, 21, às 17h30, uma homenagem ao sanfoneiro José Schwualb; e palestra e filme “Com respeito aos oito baixos”, de Léo Rugero, a partir das 18h. Ambas na sede da instituição.

No mesmo dia, na Praça Carlos Maria Marchon, às 19h, haverá mostra artística dos sanfoneiros da Região Serrana; e, às 20h30, apresentação da Folia de Reis da Irmandade de Conselheiro Paulino.

No domingo, 22, a partir das 11h, haverá palestra com Agenor de Oliveira com o tema “Noel Rosa: Um rapaz folgado”. O evento será na sede da Euterpe Lumiarense, na Praça Levi AIres Brust, centro do distrito.

Foto da galeria
A banda Euterpe Lumiarense também está em festa pelos seus 126 anos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Festas religiosas
Publicidade