Festival Varilux de Cinema Francês traz filmes premiados a Nova Friburgo

Evento vai até o próximo dia 15 com o melhor da produção recente do cinema francês
terça-feira, 07 de junho de 2016
por Jornal A Voz da Serra

Filme premiado em Cannes, longa protagonizado por vencedor de Oscar e produção com os atores mais admirados da França. Esses são alguns dos pontos altos da edição 2016 do Festival Varilux de Cinema Francês. Realizado em 50 cidades brasileiras, em Nova Friburgo o evento tem programação de 9 a 15 de junho e ocupará uma das salas do Cine Show do Cadima Shopping, com 15 filmes recentes e um grande clássico do cinema francês.

O festival promete repetir o sucesso das edições anteriores e cumprir com a proposta de levar filmes de qualidade a um público diversificado. O premiado ator francês Omar Sy, que ficou conhecido e admirado mundialmente por sua atuação em “Intocáveis”, poderá ser visto novamente, agora em “Chocolate”, interpretando o primeiro artista circense negro na França da Belle Époque.

O filme de Roschdy Zem é um dos destaques da programação do festival em Nova Friburgo assim como o premiado “Meu Rei”, drama com as estrelas Vincent Cassel e Emmanuelle Bercot, ganhadora da Palma de Ouro do Festival de Cannes 2015 como melhor atriz.

Um diversificado leque de produções francesas

A comédia romântica “Um amor à altura”, estrelada pelo ganhador do Oscar, Jean Dujardin, é outra atração do festival, que traz também a comédia “Flórida”, com Sandrine Kiberlain e Jean Rochefort, dois ícones de gerações diferentes do cinema francês, inspiração para o cartaz dessa edição do festival. Destaque ainda para o drama histórico “Agnus Dei”, as comédias “Um doce refúgio” e “Lolo, o filho da minha namorada” além da premiada animação “Abril e o mundo extraordinário”.

Dentro do diversificado leque de produções francesas, o festival exibirá ainda a saga de “Os Cowboys”, o universo adolescente de “O Novato” e “La Vanité”, comédia dramática de Lionel Baier com a atriz espanhola Carmen Maura sobre um velho arquiteto que recorre a uma associação de auxílio ao suicídio.

A lista de filmes inclui ainda o longa “Marguerite”; o drama de guerra, “Viva a França!”, de Christian Carion; a comédia dramática “A Corte”, de Christian Vincent, e o drama “Um Belo Verão”, que aborda as questões em torno da liberdade sexual e feminismo na Paris da década de 70.

Como já é esperado pelo público, o festival exibirá ainda um grande clássico francês. O escolhido deste ano é o filme “Um Homem e uma Mulher”, de Claude Lelouch, em homenagem ao seu 50º aniversario de lançamento. O romance com Anouk Aimée e Jean Trintignant foi o vencedor da Palma de Ouro em 1966 e também do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e roteiro original no ano seguinte.

O Festival Varilux de Cinema Francês é patrocinado pela multinacional francesa Essilor/Varilux, pela Secretaria Estadual de Cultura, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, Ministério da Cultura através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e conta com o copatrocínio da Embaixada da França, Delegação Geral das Alianças Francesas do Brasil, Air France, Sofitel, Unifrance Films e RioFilme.

Confira a progração completa aqui.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Cinema
Publicidade