Festival de Capoeira agita GPH do Cônego

segunda-feira, 03 de dezembro de 2012
por Jornal A Voz da Serra
Festival de Capoeira agita GPH do Cônego
Festival de Capoeira agita GPH do Cônego

Quem curte capoeira não pode deixar de prestigiar a quinta edição do Festival de Capoeira em Nova Friburgo, uma realização do professor Luciano Gomes de Almeida, o conhecido professor Gambá, da Associação de Capoeira Berimbau de Ouro, nos dias 7 e 8 de dezembro próximo. A abertura está prevista para a Praça Dermeval Barbosa Moreira e as atividades para o Grupo de Promoção Humana (GPH) (Praça de Sant’Ana 85, Cônego).

Na sexta-feira, 7, às 19h, na Praça Dermeval Barbosa Moreira, será realizada a roda de confraternização, na abertura. Já no sábado, 8, as atividades começam às 10h, com curso de especialização, que dará certificado de participação. Após o almoço, previsto para o meio-dia, haverá roda de abertura, show cultural, com apresentação de maculelê e dança do fogo, troca de graduações e roda de encerramento e confraternização entre os capoeiristas.

O professor Gambá está há 16 anos envolvido com capoeira. Foi aluno do professor Maurício (Caxixa) e Mestre Quito, de São Gonçalo. Este último deve marcar presença no Festival de Capoeira, juntamente com outros professores e mestres de várias cidades dos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. A expectativa é de que haja a participação de cerca de 500 pessoas no evento, inclusive alunos do projeto Mais Educação. A entrada é franca. 

Durante o Festival de Capoeira haverá alojamento e alimentação para os participantes no próprio GPH, onde o professor Gambá dá aulas de capoeira, além da quadra da escola de samba Imperatriz de Olaria e escolas municipais Umbelina Breder de Queiroz e Rui Sanglard, ambas através do Projeto Mais Educação.

O objetivo do festival, afirma o professor Gambá, é divulgar a capoeira como esporte e cultura e o trabalho desenvolvido por ele e professores participantes. Ele lembra que no intervalo do almoço, no sábado, será realizada também uma oficina de maracatu, conhecida dança típica do Maranhão, que não consta do programa.

Mais informações sobre o Festival de Capoeira com o professor Gambá pelo telefone 9999-5231 ou pelo e-mail lucianogomesdealmeida@hotmail.com.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Capoeira | GPH
Publicidade