Festa do padroeiro São João vai até domingo na praça

Missas, shows musicais e atividades esportivas acontecem junto às barracas de comidas típicas na praça recém-revitalizada
sexta-feira, 22 de junho de 2018
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
As barracas sendo montadas em frente à igreja (Fotos: Henrique Pinheiro)
As barracas sendo montadas em frente à igreja (Fotos: Henrique Pinheiro)

São João Batista será celebrado este ano com uma extensa programação. Em Nova Friburgo, as festividades começam nesta quarta-feira, 20, e vão até domingo, 24, dia do santo, com missas, procissões, apresentações culturais e barracas de comidas típicas na Praça Dermeval Barbosa Moreira, em frente à catedral consagrada ao padroeiro. Haverá também corrida e caminhada.

Nesta quarta serão celebradas missas na catedral com às 8h, 16h (presidida pelo padre Gilmar Rodrigues) e 19h com reflexões sobre o tema  “São João Batista, que batizastes a Jesus Cristo”. Nestas missas são pedidos aos fiéis cobertores para doações aos moradores de rua e famílias necessitadas. Às 20h, no palco montado na Praça Dermeval haverá show de forró pé de serra com o Trio Lumiar.

Nesta quinta, as missas serão celebradas nos mesmos horários, com a reflexão do tema “São João Batista, pregador da penitência”. O padre convidado para a missa das 16h é Alex Paiva e os fiéis poderão doar arroz para o Seminário Diocesano. Às 20h, quem subirá ao palco será a banda Paralelo 14.

Na sexta-feira, a reflexão nas celebrações religiosas será “São João Batista, precursor do Messias”. A missa das 16h será celebrada pelo padre Rodrigo Fonseca e a doação dos fiéis será macarrão para o Lar Abrigo Amor a Jesus (Laje). Às 20h haverá a 3ª Corrida e Caminhada de São João Batista e às 20h30, apresentação da bateria da escola de samba Beija-Flor.

No sábado, o tema para reflexão dos fiéis será “São João, o maior entre os nascidos de mulher”, com missas nos horários habituais, sendo a das 16h presidida pelo padre Lourenço Ferronatto. A doação pedida neste dia é açúcar para a Obra Social. Às 17h30, concerto com a Orquestra Sinfônica da Fundação Cesgranrio; às 18h30, espetáculo musical “Festa no interior” com músicas regionais e juninas. Às 20h, show com Emanuel Stênio (Comunidade Canção Nova) e Ministério Emanuel da Catedral de São João Batista, no palco da praça.

No domingo, dia de São João Batista, a festividade começará às 5h da madrugada, com alvorada, e em seguida serão celebradas missas na catedral em louvor ao padroeiro, às 8h e 10h. Às 19h, missa solene presidida pelo bispo diocesano Dom Edney Gouvêa Mattoso, seguida de procissão pelas ruas adjacentes à catedral. Já a programação festiva inclui almoço comunitário e show de prêmios. Na Praça Dermeval as atividades começarão às 14h30 com a apresentação do espetáculo infantil “Belinha e sua malinha”; às 16h30, dança de quadrilha com o Grupo Jovem “Amigos de Deus”; às 17h, Baile das Famílias com Márcio Gomes e o show “Eternas canções” da era de ouro da Rádio e às 20h30, show com a Comunidade Católica Colo de Deus; às 21h30, quadrilha Lua de Prata e às 23h, show de forró com o Trio Filhos do Zé.
 

Praça acabou de ser revitalizada

Há cerca de 20 dias a Praça Demerval Barbosa foi “adotada” pela rede de supermercados Casa Friburgo. O espaço está sendo revitalizado com canteiros floridos (foto) e, de acordo com a direção da empresa, caminha a passos largos para finalizar o projeto de repaginação. Há uma preocupação especial com a conservação do local durante os festejos de São João, mas a equipe da Casa Friburgo acredita que, os friburguenses estão observando o empenho em deixar a praça bem arrumada e que eles mesmos irão proteger esse bem. Além disso, coincidentemente, as barracas da festa servem como proteção às flores e ao gramado, o que vai facilitar ainda mais a preservação do local.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: evento
Publicidade