Feriado do comércio deixa ruas vazias em Nova Friburgo

Mais que o descanso merecido pelos funcionários, o dia de folga confirmou a força do setor na cidade, capaz de alterar a rotina urbana
segunda-feira, 21 de agosto de 2017
por Jornal A Voz da Serra
A Rua Portugal vazia (Foto: Henrique Pinheiro)
A Rua Portugal vazia (Foto: Henrique Pinheiro)

A segunda-feira, 21, parecia um domingo no Centro de Nova Friburgo. Lojas fechadas, pouca gente na rua e, quem diria, disponibilidade de vagas para estacionar na praça Getúlio Vargas e nas ruas transversais à Avenida Alberto Braune. As cenas atípicas só foram possíveis devido ao feriado do dia do Comerciário. A data que rende folga a quem trabalha no comércio, oficialmente é comemorada na terceira segunda-feira de outubro, mas em Nova Friburgo, devido a um acordo entre os sindicatos patronal e da categoria, antecipa-se a celebração para a terceira segunda-feira de agosto, período de maior retração nas vendas.

Mais que a folga merecida para os comerciários, o feriado confirmou a força do comércio friburguense, capaz de alterar a rotina urbana. Sem ele funcionando, a cara da cidade muda. Para alguns, permaneceu uma sensação de vazio nas ruas. Ônibus circularam com menos passageiros e o trânsito teve bem menos retenções durante todo o dia. Até os supermercados e filiais de grandes redes que funcionam todos os dias, inclusive aos domingos, não abriram. Quem não é comerciário e precisou ir para o trabalho estranhou ao chegar no Centro. Nos bairros, alguns estabelecimentos como açougues, padarias e farmácias funcionaram pela manhã.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade