Feriado de Tiradentes: expectativa é que ocupação supere os 80%

Mury e Lumiar continuam sendo as regiões mais procuradas pelos turistas
terça-feira, 18 de abril de 2017
por Karine Knust
Praça Getúlio Vargas (Foto: Henrique Pinheiro)
Praça Getúlio Vargas (Foto: Henrique Pinheiro)

O calendário de feriados de 2017 tem sido bastante generoso com os trabalhadores brasileiros. Pelo menos neste mês de abril. Depois do último dia 14, Sexta-Feira da Paixão, quem ganha folga durante datas comemorativas vai desfrutar de mais um fim de semana prolongado graças ao feriado do Dia de Tiradentes, 21 de abril, que também cai em uma sexta-feira este ano.

Enquanto alguns vão aproveitar para viajar e usufruir esses dias de diversão com a família, tem gente que quer trabalhar, e muito. Rute Floresta de Mesquita é proprietária de uma das dezenas de pousadas localizadas num dos principais destinos dos turistas que buscam a Serra nesta época do ano, Lumiar. De acordo com ela, em 2016 o feriado de Páscoa lotou os quartos da pousada. Este ano, o número de hóspedes foi menor, mas as expectativas para esta semana ainda são boas.

“No feriado de Páscoa deste ano tivemos 75% de ocupação na pousada. Para essa semana, já temos 50% fechado e a expectativa é que até a quinta-feira esse percentual repita o número do último feriadão”, espera Rute.

De acordo com Bianka Schuabb, do Convention & Visitors Bureau, a perspectiva é que os hotéis e pousadas da cidade fechem o feriado de Tiradentes com boa parte dos quartos ocupados. “Fechamos o levantamento do último feriado, de Páscoa, nesta terça-feira e tivemos um resultado positivo: 86% de ocupação nas pousadas e hotéis associados ao Convention. Para esta sexta-feira, temos um percentual de 54%, mas a expectativa é que até o feriado esse número aumente para 80%”, afirma Bianka, acrescentando que “com feriados prolongados em datas tão próximas (Páscoa, Tiradentes e Dia do Trabalhador), acredito que a ocupação não seja maior porque os turistas estão bastante divididos entre essas datas”.

Comércio

Na última semana, o Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Nova Friburgo divulgaram que está autorizado o funcionamento do comércio de Nova Friburgo durante os feriados deste mês de abril. Segundo o presidente do Sincomércio e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Nova Friburgo, Braulio Rezende, o principal objetivo da permissão é dar liberdade de escolha aos empresários.

Próximos feriados

Quem fica de folga durante o feriado deve aproveitar esses últimos fins de semana prolongados de 2017. Exceto esta sexta-feira, 21, o próximo dia 1º de maio, que cai em uma segunda-feira, e o Natal, que este ano cai também em uma segunda-feira, todos os demais feriados do ano serão no meio da semana.

O Dia de Corpus Christi, celebrado em 15 de junho, o Dia da Independência do Brasil, 7 de setembro, o Dia de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, e o Dia de Finados, em 2 de novembro, cairão em uma quinta-feira. A Proclamação da República, 15 de novembro, será em uma quarta-feira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Turismo
Publicidade