Feira de Lumiar atrai moradores e turistas em sua primeira edição

Evento será realizado todos os domingos na Ação Rural de Lumiar
quinta-feira, 10 de setembro de 2015
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Carlos Pinto)
(Foto: Carlos Pinto)

A primeira edição da Feira de Lumiar, Agricultura Familiar e Arte reuniu moradores de Nova Friburgo e turistas que vieram aproveitar o feriado de Sete de Setembro no município. Os produtores puderam expor e vender produtos agrícolas e artesanais fomentando o turismo e a economia local. Na abertura da feira, o público também pode se divertir ao som do grupo “Sanfoneiros da Serra”.

A turista carioca Mariana Lavrado soube do evento através dos expositores. “Eu vim conhecer e achei muito bacana a iniciativa. Eles devem continuar com esse trabalho pois automaticamente com o aumento das vendas, a produção e a renda deles aumentam com a saída dos produtos e isso é muito positivo”.

O público teve acesso a uma variedade de produtos agrícolas, alimentícios, ervas e plantas, artesanato e fitocosméticos. E para quem é morador, a Feira veio para ficar. “Esta ação é muito importante para a divulgação do produto local porque nós temos uma produção muito diversificada na região, mas faltava um local para os produtores apresentarem os produtos. Eu só tenho a parabenizar e dizer que esta feira é muito importante e que deve crescer ainda mais. Os expositores estão muito otimistas”, afirmou Manoel Antônio Spitz Sodré, professor de história e pesquisador da história regional.

Para a expositora Jane Rangel, “a feira atendeu a expectativa da comunidade e fomos parabenizados devido ao sucesso e a variedade de produtos oferecidos. Este foi apenas o início e queremos mais produtores da região participando. Os moradores e turistas gostaram muito. O resultado das vendas foi muito bom, o que nos deixou ainda mais animados. A Feira de Lumiar é democrática e contamos com a participação popular”.

Para o presidente da Acianf, Flávio Stern, a Feira de Lumiar atendeu os objetivos propostos, que é o de representar e fomentar a produção agrícola e o artesanato locais e gerar mais um produto turístico. “Estamos cumprindo o nosso papel que é o de aproximar os produtores com o mercado local. A nossa ideia é proporcionar a geração de um produto turístico que possa ser aproveitado tanto pelo friburguense como pelo turista todos os domingos. Queremos fomentar também o turismo interno”.

A Feira conta com o apoio da Acianf (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo), em parceria com o Sebrae, o Programa Empreender,a Prefeitura Municipal de Nova Friburgo e a Ação Rural, e será realizada todos os domingos, das 9h às 14h, na Ação Rural de Lumiar, localizada na Rua Guilherme Spitz, 220 (Rua do campo de futebol e do Colégio Estadual Carlos Maria Marchon). O evento é gratuito e aberto ao público.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: feira | Lumiar | primeira edição
Publicidade