Faol cria novas linhas e muda outras a partir de segunda-feira

Itinerários de linhas de Olaria a Conselheiro, São Jorge, Floresta e Alto do Floresta sofrerão alterações
segunda-feira, 09 de outubro de 2017
por Guilherme Alt
Os ônibus novos da Faol no pátio da empresa (Arquivo AVS)
Os ônibus novos da Faol no pátio da empresa (Arquivo AVS)

A Concessionária Friburgo Auto Ônibus Ltda (Faol) vai fazer alterações em linhas que circulam por sete bairros de norte a sul de Nova Friburgo, a partir desta segunda-feira, 9.

A mudança coincide com a entrada em circulação dos 30 novos ônibus da frota, equipados com GPS, climatizdores e entradas de USB.

Terão itinerários alterados as linhas que passam por Olaria, Floresta, Alto do Floresta, Terra Nova, São Jorge e São Jorge/Três Irmãos, bem como a linha de Olaria a Conselheiro. “Novas ligações serão implantadas e outras serão modificadas para aumentar a oferta de viagens e atender melhor aos passageiros”, divulgou a Faol em nota.

Alto do Floresta via Floresta - Centro

A primeira mudança envolve as linhas 206 (Floresta) e 207 (Alto do Floresta). Elas serão unificadas, passando a cumprir o mesmo itinerário, transformando-se na linha 206; Alto do Floresta via Floresta - Centro. Esta alteração simplifica a operação para o passageiro e aumenta a quantidade de viagens nas duas localidades, com partidas previstas de meia em meia hora.

Olaria - Terra Nova

A linha Terra Nova terá o percurso estendido até o bairro de Olaria, passando a contar com o dobro da quantidade de viagens que possui atualmente. Esta linha também deixará de ter a numeração 208-1 (Terra Nova - Centro), passando a ser a linha 005 (Olaria - Terra Nova).

Olaria - Conselheiro e Olaria - São Jorge / São Jorge - Três Irmãos

A alteração mais importante acontecerá nas linhas que atendem ao eixo Olaria - Conselheiro, especialmente as linhas 205 (São Jorge) e 205-1 (São Jorge - Três Irmãos - Centro), 401 (Olaria - Centro) e a própria Olaria - Conselheiro. Após a mudança, todas as viagens das linhas 205 (São Jorge - Centro) e 205-1 (São Jorge -Três Irmãos) serão estendidas até o bairro de Olaria, passando a ter o mesmo itinerário e novos códigos de numeração, passando a ser as linhas 001 (Olaria - Conselheiro) e 007 (Olaria - São Jorge/ São Jorge -Três Irmãos). Em contrapartida, a linha 401 (Olaria - Centro) será estendida até o bairro de Conselheiro para composição de uma interligação única e mais simplificada, passando sua frota a incorporar a linha 001.

Todas as Linhas

A unificação dos trajetos permitirá que mais viagens sejam realizadas, tanto em Olaria como em Conselheiro, e haverá mais regularidade nos intervalos entre os ônibus, melhorando o atendimento aos passageiros. No sentido de Conselheiro para Olaria, todas as linhas continuarão a passar pela Estação  Livre e Avenida Alberto Braune. No sentido de Olaria para Conselheiro, todas as linhas passarão pela Avenida Comte Bittencourt, ganhando mais agilidade no trajeto em benefício dos passageiros, que contarão com mais horários.

O objetivo da mudança é fortalecer o principal eixo de transporte de passageiros da cidade, que liga os bairros de Olaria e Conselheiro e que sofrem com atrasos diários causados pelas condições desfavoráveis do trânsito urbano. O tempo máximo de espera por um coletivo interligando os dois bairros será de aproximadamente dez minutos nos períodos de pico, segundo a Faol, isso considerando somente as linhas modificadas. Haverá novos ônibus em circulação e mais horários, priorizando assim o atendimento do transporte público no eixo Olaria - Conselheiro, de acordo com a empresa.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade