Fachada do antigo Fórum passa por reforma e pintura

Atualmente o espaço sedia a Oficina Escola de Artes e cartórios eleitorais
quinta-feira, 24 de agosto de 2017
por Karine Knust
O prédio já com andaimes (Foto: Henrique Pinheiro)
O prédio já com andaimes (Foto: Henrique Pinheiro)

Quem passa pela Praça Getúlio Vargas ou caminha pela calçada do antigo fórum constantemente já deve ter percebido uma movimentação diferente no local. É que, há alguns dias, o prédio referência turística e arquitetônica Júlio Vieira Zamith está passando por uma revitalização. Além de reforma em alguns cômodos no interior do imóvel, a fachada está recebendo uma nova pintura.

Inaugurado há 70 anos, o imóvel é destaque na paisagem do centro da cidade e já abrigou diversos órgãos. Até o início dos anos 2000, por exemplo, as instalações sediaram o Fórum de Nova Friburgo - daí o espaço ser conhecido como “antigo fórum” até hoje. No entanto, após a transferência dos serviços judiciários para um novo prédio, na Avenida Euterpe Friburguense, o imóvel da Praça Getúlio Vargas ficou fechado e sem conservação por algum tempo. Em 2004, o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro fez a reforma do prédio para abrigar os cartórios eleitorais da cidade (26ª, 81ª e 222ª zonas eleitorais). Desde então, o imóvel também teve o 2º pavimento e algumas salas do térreo cedidos para uso da Prefeitura de Nova Friburgo. Atualmente, o local também sedia a Oficina-Escola de Artes.

Para quem mora nas imediações, a reforma chega em boa hora. Já que o edifício é alvo constante de vandalismo, sendo descaracterizado por pichações e uso indevido.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade