Fábrica de ferragens Haga completa 80 anos

Conheça a história de um dos precursores da indústria metalmecânica no Brasil
sexta-feira, 31 de março de 2017
por Jornal A Voz da Serra
Panorâmica da Fábrica Haga (Foto: Arquivo A VOZ DA SERRA)
Panorâmica da Fábrica Haga (Foto: Arquivo A VOZ DA SERRA)

Ainda nas primeiras décadas do século passado, diante de inúmeras dificuldades para abastecer o mercado brasileiro com fechaduras e ferragens, o imigrante alemão Hans Gaiser resolveu produzir os artefatos por conta própria em um pequeno galpão de sua própria construtora. Mal sabia ele que aquela atividade o tornaria um dos precursores da história da indústria metalmecânica no Brasil, dando início à produção de fechaduras e ferragens para a construção civil.

Gaiser também se dedicou na montagem de uma fundição, a primeira no país, de ferro maleável branco, para a fabricação de componentes, como chaves, trinco, lingueta, gonzo, tranquetas, entre muitos outros, mais tarde se transformando em uma grande fundição na fabricação de componentes para motores, compressores e autopeças, iniciando assim a trajetória da Haga que celebra 80 anos neste sábado, 1º. A Ferragens Haga Ltda. surgiu em 1937 e seu nome foi formado com as sílabas iniciais de seu nome e sobrenome. A fábrica, situada na avenida que tem o nome de seu fundador, congrega hoje mais de 300 colaboradores diretos.

Ao longo destes 80 anos, muitas conquistas e aprendizados foram adquiridos, permitindo que a Haga atuasse em diversos segmentos de alcance nacional. Atualmente a Haga é considerada uma empresa jovem e atualizada com maquinário, equipamentos e tecnologia de última geração, contando ainda com um quadro de funcionários treinados, motivados e comprometidos com o futuro, além de um amplo portfólio de produtos.

A fábrica Haga entende que a tecnologia digital e de telecomunicação é uma realidade global e assim procura estar sempre conectada com o mundo real numa relação 24/7, ou seja, 24 horas por dia, sete dias por semana, onde pessoas e processos interagem continuamente.

De acordo com sua diretoria, os conceitos conforto, bem-estar e segurança estão sempre presentes no desenvolvimento dos seus produtos e o relacionamento aberto e transparente faz parte das relações comerciais. Aos 80 anos a Haga busca a evolução continuamente para fornecer segurança ao maior patrimônio das pessoas, sua família, orgulhando-se por fazer parte da história e da evolução de Nova Friburgo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: História de Nova Friburgo
Publicidade