Expansão urbana: reunião técnica acontece pela 1ª vez em Friburgo

Encontro fechado reúne representantes da Agência de Cooperação Internacional do Japão, Ministério das Cidades e Fiocruz
sexta-feira, 25 de agosto de 2017
por Jornal A Voz da Serra
A tragédia de 2011 em Nova Friburgo (Arquivo AVS)
A tragédia de 2011 em Nova Friburgo (Arquivo AVS)

Após quatro anos como cidade-piloto do Projeto de Fortalecimento da Estratégia Nacional de Gestão Integrada de Riscos em Desastres Naturais (Gides), Nova Friburgo sedia pela primeira vez uma reunião técnica do grupo. A iniciativa marca a continuidade da cooperação entre o Brasil e o Japão. O tema do encontro, que começou ontem, 24, e continua hoje, 25, é o planejamento da expansão urbana.

O evento tem a participação de técnicos da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica); da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); do Departamento de Políticas de Acessibilidade e Planejamento Urbano da Secretaria Nacional de Acessibilidade e Programas Urbanos do Ministério das Cidades; do chefe da missão japonesa no Brasil; além do especialista de longo prazo e do consultor de planejamento urbano, ambos da Jica.

Em Nova Friburgo, a área piloto escolhida para aplicação do Manual de Planejamento da Expansão Urbana foi a região que compreende as localidades do Terra Nova, Lagoa Seca, Sítio dos Afonsos e Vale das Palmas, no distrito de Conselheiro Paulino, e Parque Maria Teresa e Canto do Riacho, no distrito de Riograndina. De acordo com a prefeitura, o Ministério das Cidades já conseguiu recursos para viabilizar o trabalho de construção e aplicação do manual desse eixo.

A abertura da 11ª reunião técnica sobre o planejamento da expansão urbana começou às 9h, contemplando uma extensa agenda. O local do evento, entretanto, não foi divulgado, já que as reuniões técnicas do Gides sempre acontecem em formato fechado, dirigido apenas aos envolvidos no projeto.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade