Eventos reúnem ídolos de Botafogo, Flamengo e Frizão em Nova Friburgo

Ex-atletas participaram de uma partida master de futebol e visitam o Laje
segunda-feira, 30 de janeiro de 2017
por Vinicius Gastin
Foto de capa
Equipes reunidas para a foto antes de a bola rolar: amistoso em Nova Friburgo (Fotos: Divulgação)

 Dois eventos movimentaram a última semana em Nova Friburgo, inclusive com a presença de ex-jogadores que fizeram as torcidas de Botafogo e Flamengo vibrarem nos estádios. Iniciativas diferentes, é verdade, mas que proporcionaram ao fã de futebol uma viagem no tempo. A primeira dessas ações aconteceu no Laje, o Lar Abrigo Amor a Jesus, quando ex-craques do rubro-negro visitaram os internos e participaram de atividade para arrecadar alimentos. Já na manhã do último sábado, o time de Master do Fogão esteve no Eduardo Guinle para enfrentar o Friburguense na categoria. No final das contas, vitória do Tricolor da Serra por 2x1.

"Foi uma festa bonita, e uma bela oportunidade de trazer os amigos que jogaram no Botafogo em nossa casa, como o Maurício e o Mendonça. Sem contar os amigos daqui, como o Luis Paulo, o Fajardo, o Dudu e tantos outros. Pra mim é uma satisfação muito grande poder pisar de novo no gramado do Eduardo Guinle para jogar futebol, onde eu dei muitas alegrias para a torcida do Friburguense. É o lugar onde fui muito feliz. O estádio, o clube e a cidade que me acolheram. É um prazer muito grande vestir essa camisa, sempre uma emoção", comenta Eduardo, que atualmente é funcionário do Frizão e comanda equipe nas divisões de base do Tricolor da Serra.

Ex-craques em campo

Através de torcedores alvinegros, especialmente do dentista Luis Paulo Mussi, os times de Master de Botafogo e Friburguense costuraram um encontro para jogar futebol e confraternizar em Nova Friburgo. O amistoso entre as equipes aconteceu na manhã do último sábado, 28, no estádio Eduardo Guinle. Os atletas puderam confraternizar e relembrar os bons momentos vividos dentro de campo.

Destaque para as presenças de três ex-atletas de bastante história no futebol nacional. Pelo lado do Botafogo, o meia Mendonça e o atacante Maurício, autor do gol do título Estadual de 1989, participaram do segundo tempo. Ambos já estiveram em Nova Friburgo em outras oportunidades, em 2015 e este ano, quando participaram de eventos promovidos pelo grupo Abrace o Botafogo. Pelo lado tricolor, a presença de Eduardo – que também já vestiu a camisa alvinegra, além de ter atuado por Fluminense e Vasco no Rio de Janeiro. Atualmente comanda equipe nas divisões de base do Tricolor da Serra. O ídolo tricolor, inclusive, revela que algumas histórias foram relembradas pelos ex-jogadores, com direito a uma saudável brincadeira.

"No final do jogo eu fui até a beirada do campo, chamei o Maurício e o convidei para que a gente pudesse relembrar os nossos duelos, ele pela ponta direita e eu pela lateral esquerda. Era uma briga, uma batalha saudável. Depois do jogo éramos todos amigos, tinha apenas a rivalidade dentro de campo. A amizade perdura até hoje. O Mendonça é um cara que eu aprendi a admirar quando ele jogou pelo Botafogo. Não cheguei a ter o prazer de jogar na época dele, mas é um amigo que está sempre nas cidades do interior participando de eventos."

Eduardo chegou ao Friburguense em 1998. Após encontro com Mimi (Almir Fonseca, ex-jogador do antigo Fluminense de Friburgo), ele soube que Siqueirinha (José Eduardo Siqueira) havia assumido o Tricolor da Serra (ambos haviam jogado juntos na base do Fluminense). Eduardo se animou com a possibilidade de vir para Nova Friburgo, e então, entrou em contato. Após reunião com o dirigente, o Kurti, que era vice-presidente, e o Alexandre, presidente à época, ficou acertada a contratação.

O Friburguense, então, montou uma equipe forte para a disputa do módulo extra do Carioca daquele ano — e Eduardo era o grande líder. Eduardo fez parte desta e de outras equipes que entraram para a história do Tricolor da Serra. "Hoje, tenho o carinho de todos no clube e de toda a cidade. E não foi só porque eu joguei na Seleção, mas por tudo o que eu fiz aqui. Formamos uma verdadeira família e conquistamos o título. Depois jogamos contra os grandes e alcançamos uma das melhores colocações da história do clube, o quinto lugar", recorda.

Mengo solidário

Nomes que marcaram época, unidos, por uma excelente causa. Os ex-jogadores do Flamengo Leandro, Rondinelli, Júlio Cesar Uri Geller, Silva Batuta e Paulo Henrique estiveram em Nova Friburgo na última semana, e participaram de um evento no Lar Abrigo Amor a Jesus, instituição de caridade da cidade. Além de fazer a alegria dos idosos da casa, o objetivo principal da ação, promovida por rubro-negros do município, foi arrecadar alimentos para ajudar na manutenção abrigo. Dezenas de flamenguistas e fãs marcaram presença no encontro e contribuíram com a festividade. Os ídolos atenderam a todos, posando para fotos e conversando com os torcedores.

“Estamos tentando dar um pouquinho mais de alegria, um pouquinho mais de sorrisos. Trazer os ídolos para cá. É coisa de Deus. Eu fico muito feliz de ter participado. Isso é muito gratificante. É mais importante que fazer um gol, que ganhar um título. A gente abraçar e ver os olhinhos das vovós brilhando”, avaliou Júlio Cesar Uri Geller.

Outros eventos beneficentes em Nova Friburgo contaram com a presença de ex-jogadores que fizeram sucesso no Flamengo. No começo deste ano, Adílio também esteve no município para participar de um encontro com torcedores. Em maio de 2016, no aniversário da cidade, o time master do Flamengo realizou uma partida amistosa contra um combinado do Friburguense, que reunia atleta, ex-atletas e patrocinadores do evento.

LEIA MAIS

Chances de brigar pelo acesso, que já eram remotas antes da partida, ficaram ainda menores

Jogo de volta, dia 22, definirá quem avança às quartas de final da Copa Rio

Tricolor da Serra encara o Bangu, e o primeiro jogo acontece nesta quarta no Eduardo Guinle

  • - Eterno ídolo do Friburguense, Eduardo participou da partida com a camisa tricolor

    - Eterno ídolo do Friburguense, Eduardo participou da partida com a camisa tricolor

  • Tricolor da Serra venceu a partida por 2x1 no Eduardo Guinle

    Tricolor da Serra venceu a partida por 2x1 no Eduardo Guinle

  • Ídolos e dirigentes do Flamengo estiveram em Nova Friburgo em prol da solidariedade

    Ídolos e dirigentes do Flamengo estiveram em Nova Friburgo em prol da solidariedade

Publicidade