Eventos reúnem ídolos de Botafogo, Flamengo e Frizão em Nova Friburgo

Ex-atletas participaram de uma partida master de futebol e visitam o Laje
segunda-feira, 30 de janeiro de 2017
por Vinicius Gastin
Equipes reunidas para a foto antes de a bola rolar: amistoso em Nova Friburgo (Fotos: Divulgação)
Equipes reunidas para a foto antes de a bola rolar: amistoso em Nova Friburgo (Fotos: Divulgação)

 Dois eventos movimentaram a última semana em Nova Friburgo, inclusive com a presença de ex-jogadores que fizeram as torcidas de Botafogo e Flamengo vibrarem nos estádios. Iniciativas diferentes, é verdade, mas que proporcionaram ao fã de futebol uma viagem no tempo. A primeira dessas ações aconteceu no Laje, o Lar Abrigo Amor a Jesus, quando ex-craques do rubro-negro visitaram os internos e participaram de atividade para arrecadar alimentos. Já na manhã do último sábado, o time de Master do Fogão esteve no Eduardo Guinle para enfrentar o Friburguense na categoria. No final das contas, vitória do Tricolor da Serra por 2x1.

"Foi uma festa bonita, e uma bela oportunidade de trazer os amigos que jogaram no Botafogo em nossa casa, como o Maurício e o Mendonça. Sem contar os amigos daqui, como o Luis Paulo, o Fajardo, o Dudu e tantos outros. Pra mim é uma satisfação muito grande poder pisar de novo no gramado do Eduardo Guinle para jogar futebol, onde eu dei muitas alegrias para a torcida do Friburguense. É o lugar onde fui muito feliz. O estádio, o clube e a cidade que me acolheram. É um prazer muito grande vestir essa camisa, sempre uma emoção", comenta Eduardo, que atualmente é funcionário do Frizão e comanda equipe nas divisões de base do Tricolor da Serra.

Ex-craques em campo

Através de torcedores alvinegros, especialmente do dentista Luis Paulo Mussi, os times de Master de Botafogo e Friburguense costuraram um encontro para jogar futebol e confraternizar em Nova Friburgo. O amistoso entre as equipes aconteceu na manhã do último sábado, 28, no estádio Eduardo Guinle. Os atletas puderam confraternizar e relembrar os bons momentos vividos dentro de campo.

Destaque para as presenças de três ex-atletas de bastante história no futebol nacional. Pelo lado do Botafogo, o meia Mendonça e o atacante Maurício, autor do gol do título Estadual de 1989, participaram do segundo tempo. Ambos já estiveram em Nova Friburgo em outras oportunidades, em 2015 e este ano, quando participaram de eventos promovidos pelo grupo Abrace o Botafogo. Pelo lado tricolor, a presença de Eduardo – que também já vestiu a camisa alvinegra, além de ter atuado por Fluminense e Vasco no Rio de Janeiro. Atualmente comanda equipe nas divisões de base do Tricolor da Serra. O ídolo tricolor, inclusive, revela que algumas histórias foram relembradas pelos ex-jogadores, com direito a uma saudável brincadeira.

"No final do jogo eu fui até a beirada do campo, chamei o Maurício e o convidei para que a gente pudesse relembrar os nossos duelos, ele pela ponta direita e eu pela lateral esquerda. Era uma briga, uma batalha saudável. Depois do jogo éramos todos amigos, tinha apenas a rivalidade dentro de campo. A amizade perdura até hoje. O Mendonça é um cara que eu aprendi a admirar quando ele jogou pelo Botafogo. Não cheguei a ter o prazer de jogar na época dele, mas é um amigo que está sempre nas cidades do interior participando de eventos."

Eduardo chegou ao Friburguense em 1998. Após encontro com Mimi (Almir Fonseca, ex-jogador do antigo Fluminense de Friburgo), ele soube que Siqueirinha (José Eduardo Siqueira) havia assumido o Tricolor da Serra (ambos haviam jogado juntos na base do Fluminense). Eduardo se animou com a possibilidade de vir para Nova Friburgo, e então, entrou em contato. Após reunião com o dirigente, o Kurti, que era vice-presidente, e o Alexandre, presidente à época, ficou acertada a contratação.

O Friburguense, então, montou uma equipe forte para a disputa do módulo extra do Carioca daquele ano — e Eduardo era o grande líder. Eduardo fez parte desta e de outras equipes que entraram para a história do Tricolor da Serra. "Hoje, tenho o carinho de todos no clube e de toda a cidade. E não foi só porque eu joguei na Seleção, mas por tudo o que eu fiz aqui. Formamos uma verdadeira família e conquistamos o título. Depois jogamos contra os grandes e alcançamos uma das melhores colocações da história do clube, o quinto lugar", recorda.

Mengo solidário

Nomes que marcaram época, unidos, por uma excelente causa. Os ex-jogadores do Flamengo Leandro, Rondinelli, Júlio Cesar Uri Geller, Silva Batuta e Paulo Henrique estiveram em Nova Friburgo na última semana, e participaram de um evento no Lar Abrigo Amor a Jesus, instituição de caridade da cidade. Além de fazer a alegria dos idosos da casa, o objetivo principal da ação, promovida por rubro-negros do município, foi arrecadar alimentos para ajudar na manutenção abrigo. Dezenas de flamenguistas e fãs marcaram presença no encontro e contribuíram com a festividade. Os ídolos atenderam a todos, posando para fotos e conversando com os torcedores.

“Estamos tentando dar um pouquinho mais de alegria, um pouquinho mais de sorrisos. Trazer os ídolos para cá. É coisa de Deus. Eu fico muito feliz de ter participado. Isso é muito gratificante. É mais importante que fazer um gol, que ganhar um título. A gente abraçar e ver os olhinhos das vovós brilhando”, avaliou Júlio Cesar Uri Geller.

Outros eventos beneficentes em Nova Friburgo contaram com a presença de ex-jogadores que fizeram sucesso no Flamengo. No começo deste ano, Adílio também esteve no município para participar de um encontro com torcedores. Em maio de 2016, no aniversário da cidade, o time master do Flamengo realizou uma partida amistosa contra um combinado do Friburguense, que reunia atleta, ex-atletas e patrocinadores do evento.

  • - Eterno ídolo do Friburguense, Eduardo participou da partida com a camisa tricolor

    - Eterno ídolo do Friburguense, Eduardo participou da partida com a camisa tricolor

  • Tricolor da Serra venceu a partida por 2x1 no Eduardo Guinle

    Tricolor da Serra venceu a partida por 2x1 no Eduardo Guinle

  • Ídolos e dirigentes do Flamengo estiveram em Nova Friburgo em prol da solidariedade

    Ídolos e dirigentes do Flamengo estiveram em Nova Friburgo em prol da solidariedade

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Flamengo | botafogo | Laje | futebol
Publicidade