Euterpe prepara homenagem a Nova Friburgo

Concerto com a sinfônica dos Bombeiros, no Sesc, comemora os 197 anos da cidade
sábado, 02 de maio de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Banda participa do desfile comemorativo dos 197 anos da cidade, 16 de maio. Com entrada franca, o concerto será realizado na noite do próximo sábado, 23 de maio, no Sesc (Divulgação)
Banda participa do desfile comemorativo dos 197 anos da cidade, 16 de maio. Com entrada franca, o concerto será realizado na noite do próximo sábado, 23 de maio, no Sesc (Divulgação)

A três anos da celebração do bicentenário de fundação de Nova Friburgo, a Sociedade Musical Beneficente Euterpe Friburguense está preparando mais uma de suas apresentações especiais em homenagem ao município. A sesquicentenária banda participa do desfile de 16 de maio — data do aniversário da cidade —, que este ano comemora seus 197 anos, e realiza concerto conjunto com a banda sinfônica do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro (Cbmerj). O espetáculo, com entrada franca, será realizado na noite de sábado, 23 de maio, no Sesc (Avenida Presidente Costa e Silva 231, Duas Pedras).

Sob as regências dos maestros Nelson José da Silva Neto (Euterpe) e do capitão Aurimar Donato Bento, que é também comandante do Grupamento de Músicos do Cbmerj, o concerto já vem contando com ensaios especiais para a preparação do roteiro. Além dos encontros às segundas e quartas-feiras, no salão nobre da sede, o maestro titular da Euterpe já avisou aos músicos que serão realizados ensaios também aos sábados, para permitir a participação do maestro Aurimar, ex-aluno e ex-músico saxofonista da própria Euterpe.

O espetáculo promete ser grandioso, no nível que a data merece. Pela segunda vez — a primeira foi em setembro de 2013 — será possível o público assistir ambas as agremiações musicais no palco friburguense. Naquela época, como parte da programação do ‘Ano Sesquicentenário da Euterpe’, as bandas realizaram o ‘Concerto da Primavera’ no Country Clube e, agora, tocarão juntas em homenagem ao aniversário da cidade. O concerto, no ginásio do centro de atividades do Sesc/Nova Friburgo, acontecerá no sábado, 23, às 20h. A entrada é franca.

Mais do que centenárias em fortes emoções: de instrumentos musicais a equipamentos de resgate

No palco do Sesc estarão juntas duas das mais importantes bandas do Estado do Rio, ambas com mais de cem anos de existência. A Euterpe foi fundada em 26 de fevereiro de 1863, pelo maestro português Samuel Antônio dos Santos, como resultado de promessa a Santo Antônio, após ter enfrentado uma tempestade na travessia marítima Lisboa-Buenos Aires, que desviou sua rota para a costa brasileira.

Já a sinfônica do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio, fundada em 30 de outubro de 1896, pelo maestro Anacleto de Medeiros, completa este ano seu 119° aniversário. Seu atual maestro, Aurimar Donato Bento, que também é o comandante do grupo de músicos da corporação, é ex-aluno da Escola de Música Maestro Samuel Antônio dos Santos, e estudou música na Euterpe, nos anos de 1984/85, com os saudosos maestros Rubens Coelho Gomes e Júpiter Nicolau (Juju).

Além da ligação de seu maestro com a Euterpe e com Nova Friburgo, a banda do Corpo de Bombeiros tem ainda uma história de fortes emoções com a cidade desde a catástrofe climática de janeiro de 2011. É que os seus músicos não se limitam às atividades na sinfônica da corporação. Eles também atuam, sempre que necessário, em ações emergenciais, exatamente como aconteceu na Serra, naquele ano, onde trocaram seus instrumentos musicais por ferramentas e equipamentos de busca e salvamento.

Mas no concerto de maio o motivo é de festa. É a comemoração de mais um aniversário de fundação do município, que já está em contagem regressiva para a celebração de seu bicentenário, daqui a três anos, em maio de 2018.

Os regentes de ambas as agremiações intensificam seus ensaios a partir desta semana, sendo que o maestro Nelson José, da Euterpe, antecipa parte do repertório: ‘First Suíte for Band’, de Alfred Reed; ‘Suíte do Rock in Rio’, ‘Aquarela’ (Toquinho), ‘Na Baixa do Sapateiro’ (Ary Barroso), ‘Suíte Nordestina’ (Duda do Recife), entre outras composições com arranjos específicos para bandas de música.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Nova Friburgo | euterpe | aniversário | cidade | comemoração | Homenagem
Publicidade