Euterpe Lumiarense celebra a cultura com bate-papo sobre as eternas marchinhas de carnaval

No último sábado o 5º distrito teve mais um dia dedicado à cultura é à música
terça-feira, 07 de março de 2017
por Jornal A Voz da Serra
A roda de conversa atraiu um público interessado em saber mais sobre o legado das marchinhas que embalaram os antigos carnavais
A roda de conversa atraiu um público interessado em saber mais sobre o legado das marchinhas que embalaram os antigos carnavais

No último sábado, 4, o distrito de Lumiar teve mais um dia dedicado à cultura é à música com uma roda de conversa promovida pelo professor, músico e pesquisador Marcelo da Graça, que debateu uma grande marca dos antigos carnavais: as eternas marchinhas e as suas tradicionais ironias populares. O encontro ocorreu na sede da banda Euterpe Lumiarense, na Praça Levy Ayres Brust. O tema atraiu muitos curiosos que ouviram atentamente os comentários do professor sobre o surgimento e o contexto social e cultural que deram origem às marchinhas carnavalescas.

Logo após a roda de conversa, a Euterpe Lumiarense promoveu mais uma edição do projeto cultural Banda na Praça, iniciativa promovida em parceria com a secretaria municipal de Cultura de Nova Friburgo. O repertório variado agitou os turistas e moradores que aproveitaram o fim de semana ensolarado em Lumiar se divertindo nos bares e refrescando-se do calor nas muitas cachoeiras de águas cristalinas do distrito que sempre atrai turistas.

A Sociedade Musical Euterpe Lumiarense, desde o início do ano, vem se destacando com uma programação variada, buscando cada vez mais interagir com moradores e visitantes que têm prestigiado as apresentações. No último fim de semana não foi diferente e a banda fez o povo cantar e dançar ao som de canções famosas como “Xote das Meninas”, de Luiz Gonzaga, “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso, “Trem das Onze”, de Adoniram Barbosa, entre tantos outros clássicos da nossa música. Ao final da apresentação o público pediu bis e o regente, Gilney Oliveira, aproveitou a ocasião para parabenizar antecipadamente todas as mulheres presentes pelo Dia da Mulher, cuja data celebra-se hoje, 8.

E a apresentação do Banda na Praça ainda foi abrilhantada pelo grupo Sanfoneiros da Serra, que também colocou todo mundo para dançar fechando a noite em Lumiar com muita alegria. A próxima edição do Banda na Praça com a Euterpe Lumiarense será no dia 1º de abril, às 19h30, no coreto do distrito. Na ocasião, o repertório será choro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Euterpe Lumiarense | Música
Publicidade