Euterpe Friburguense faz concerto em homenagem a Nova Friburgo

Sesquicentenária banda se apresenta com sinfônica dos Bombeiros
quinta-feira, 14 de maio de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Euterpe Friburguense faz concerto em homenagem a Nova Friburgo

Maestro e músicos da Sociedade Musical Beneficente Euterpe Friburguense preparam mais uma apresentação especial em homenagem aos 197 anos de Nova Friburgo. Além da participação no desfile deste dia 16 de maio a sesquicentenária agremiação da cidade realiza concerto conjunto com a banda sinfônica do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, com entrada franca, no próximo sábado, 23, no Sesc (Avenida Presidente Costa e Silva 231, Duas Pedras).

As regências são dos maestros Nelson José da Silva Neto, da Euterpe, e do capitão Aurimar Donato Bento, também comandante do Grupamento de Músicos do Corpo de Bombeiros. Os ensaios preparatórios já estão sendo realizados, a exemplo deste sábado, 16, feriado municipal, quando o capitão Aurimar é aguardado na sede da Euterpe Friburguense, ele que é seu ex-aluno e ex-músico saxofonista, tendo estudado música com os saudosos maestros euterpistas Rubens Coelho Gomes e Júpiter Nicolau (Juju).

O espetáculo do próximo sábado promete ser do nível que a data merece. E será um ‘bis’, já que em setembro de 2013 ambas as agremiações musicais se apresentaram em Nova Friburgo como parte da programação do ‘Ano Sesquicentenário da Euterpe’, quando realizaram o Concerto da Primavera, no Country Clube. Agora tocarão juntas novamente em homenagem ao aniversário da cidade, no ginásio do Sesc, no próximo sábado, 23, às 20h, com entrada franca. Menores de 18 anos devem estar acompanhados do responsável.

A Euterpe Friburguense e a sinfônica dos Bombeiros são duas das mais importantes bandas do Estado do Rio, ambas com mais de 100 anos de existência. A Euterpe foi fundada em 26 de fevereiro de 1863 e a sinfônica dos Bombeiros em 30 de outubro de 1896. 

Do repertório do concerto das duas sinfônicas que homenageia Nova Friburgo pelos seus 197 anos constam obras como “First Suíte for Band”, de Alfred Reed; “Suíte do Rock in Rio”, “Aquarela” (Toquinho), “Na Baixa do Sapateiro” (Ary Barroso), “Suíte Nordestina” (Duda do Recife), entre outras composições com arranjos específicos para bandas de música. Vale a pena conferir.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: euterpe | cultura | lazer | programação | show | entretenimento | Música
Publicidade