Euterpe Friburguense “aquece a chama” e emociona o público

Banda fez apresentação especial ter se iniciada a contagem regressiva
segunda-feira, 25 de julho de 2016
por Jornal A Voz da Serra
Um bom público prestigiou a apresentação na Estação Livre. Um dos destaques foi “Hyde Park”, tema de abertura do “Esporte Especular”, da Rede Globo (Foto: Divulgação)
Um bom público prestigiou a apresentação na Estação Livre. Um dos destaques foi “Hyde Park”, tema de abertura do “Esporte Especular”, da Rede Globo (Foto: Divulgação)

A Real Banda Euterpe Friburguense teve agenda cheia no último fim de semana. Na sexta-feira, 22, a banda fez uma apresentação especial durante a cerimônia de entrega da Medalha Tiradentes ao Colégio Anchieta. Já no sábado, 23, foi a vez de mais uma edição do programa ‘Banda na Praça’, promoção conjunta com a Secretaria Municipal de Cultura. A apresentação foi realizada pela terceira vez na Estação Livre e levou um considerável público ao espaço de eventos da Praça Getúlio Vargas.

O concerto desta vez foi batizado como “Aquecendo a Chama”, em alusão ao fato de no último sábado ter se iniciada a contagem regressiva de sete dias para a passagem da tocha olímpica em Nova Friburgo.

No Colégio Anchieta, a banda emocionou o público com a diversidade de seu repertório, que contou com ‘Alvorada dos Escravos’, de Antônio Carlos Gomes, ‘Fate of the Gods’, de Steven Reineke, e ‘Piratas do Caribe’, de Klaus Badelt. Destaque para a execução da ‘Oração de Santo Inácio', patrono da Companhia de Jesus, ordem da qual o Anchieta faz parte.

A Euterpe possui uma relação de afinidade histórica com o Anchieta. Em 1886, na inauguração do colégio jesuíta, a banda fez concerto, além de ter participado de vários outros momentos importantes da história do educandário. Em nome dessa relação de amizade, o reitor, padre Luiz Antônio Monnerat convidou ao palco o presidente da Euterpe, Paulo Benitez da Silva, e agraciou-lhe com o ‘Troféu São José de Anchieta’, que reproduz em miniatura a mesma imagem do monumento, feito pelo artista plástico Felga de Moraes, inaugurado em junho de 2015 e idealizado pelo próprio reitor.

Na apresentação do Banda na Praça, dez composições também encantaram o público. Na abertura, o ‘Hino de Nova Friburgo’ (Sérvio Lago/Franklin Coutinho), seguido por ‘Brasil Marcha de Guerra’ (Thiers Cardoso), ‘A Vida de Viajante’ (Luiz Gonzaga), ‘Aquarela’ (Toquinho), ‘Maria, Maria’ (Milton Nascimento), ‘Piratas do Caribe’ (Klaus Badelt), ‘Na Baixa do Sapateiro’ (Ary Barroso) e ‘Hyde Park’ (Keith Mansfield).

No próximo sábado, 30, a Euterpe vai se apresentar na Praça do Suspiro, tocando na descida da tocha olímpica do teleférico, conduzida pelo empresário e presidente da Casa do Líbano em Nova Friburgo, Gilberto Sader.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Euterpe Friburguense
Publicidade