Estudantes friburguenses adaptam máquina de costura para deficientes físicos

Iniciativa levou os jovens à final do Desafio Senai de Projetos Integradores 2016
sexta-feira, 23 de setembro de 2016
por Jornal A Voz da Serra
Estudantes friburguenses adaptam máquina de costura para deficientes físicos

Quatro alunos do Senai Nova Friburgo desenvolveram um kit para adaptar máquinas de costura industrial para serem utilizadas por pessoas portadoras de deficiência nos membros inferiores. A iniciativa levou os jovens para a final do Desafio Senai de Projetos Integradores 2016, com alunos de todo o Brasil. 

José Felipe de Carvalho Araújo e Ramom Souza da Silva, estudantes do curso técnico em automação; e Pedro Augusto de Souza Miranda e Wellyson Gomes Amorim, que cursam o técnico em vestuário, criaram o kit Acesse. Este é um dispositivo eletromecânico que pode ser instalado em máquinas que tenham o motor elétrico convencional com embreagem mecânica ou Direct Drive — que é um tipo de motor com acionamento direto, isto é, não precisa de elementos de fixação ou de transformação de energia. 

A ferramenta possui um pequeno controle analógico, similar aos utilizados em joysticks para jogos eletrônicos, ligado a uma placa receptora de sinais que converte o movimento feito pelo operador em micromovimentos a serem realizados por um motor de passo, sendo este acoplado ao motor da máquina de costura. 

O controle pode ser usado na mão direita e ajustado de acordo com a necessidade do operador. Segundo os jovens, o custo de produção do kit Acesse será baixo, tornando o projeto uma alternativa viável.

“O projeto permitirá a acessibilidade e a inclusão verdadeira das pessoas com deficiência nas confecções, inclusive permitindo a descoberta de uma nova força de trabalho que não era prestigiada devido a operação tradicional das máquinas de costura”, afirmou Marcelo Porto, presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo (Sindvest).   

Com objetivo de unir alunos de diferentes cursos e desafiá-los para criar soluções inovadoras para provocações da vida real, o projeto integrador, segundo o presidente do Sindmetal (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Nova Friburgo), Cláudio Tangari, “vem para motivar o aluno e adequar o ensino ao serviço do Senai com inovação e empreendedorismo. Essa relação direta com o mercado contextualiza o aluno, que passa então a ter mais clareza na hora de atender as expectativas de empresas de qualquer setor”.

O resultado do Desafio Senai de Projetos Integradores será divulgado em novembro, em Brasília.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Senai
Publicidade