As estreias e os filmes em cartaz nos cinemas de Friburgo

Confira as críticas do nosso colunista Leo Arturius
sexta-feira, 29 de setembro de 2017
por Leo Arturius
As estreias e os filmes em cartaz nos cinemas de Friburgo

ESTREIA: Kingsman: O Círculo Dourado (Kingsman: The Golden Circle)

2017 – 2h 21min – EUA

Direção: Matthew Vaughn

Roteiro: Jane Goldman e Matthew Vaughn

Elenco: Taron Egerton, Mark Strong, Hanna Alström, Julianne Moore, Colin Firth e Elton John

Classificação Indicativa: 16 anos

Se o primeiro filme era sobre Eggsy (Taron Egerton) aprendendo seu lugar, “Kingsman: O Círculo Dourado” é sobre explodir – literalmente. A história é uma continuação direta do primeiro de 2014, o improvável super-espião Eggsy se transformou num dos agentes secretos mais bem equipados do Reino Unido, enquanto também faz malabarismos com sua vida privada clandestina com a namorada Princesa Tilde (Hanna Alström). O cineasta Matthew Vaughn ajusta aquilo que foi de mais fraco no filme anterior logo no começo, graças a uma cena de perseguição ao som de "Let's Go Crazy" do Prince. Diversão garantida!

_________________________________________________

ESTREIA: Lego Ninjago: O Filme (The Lego Ninjago Movie)

2017 – 1h 41min - EUA

Direção: Charlie Bean, Paul Fisher e Bob Logan

Roteiro: Bob Logan, Paul Fisher, William Wheeler, Tom Wheeler, Jared Stern e John Whittington

Elenco Vozes: Olivia Munn, Michael Peña, Dave Franco e Jackie Chan

Classificação Indicativa: Livre

Você provavelmente sabe o que é um Lego, aquele brinquedo de montar com longevidade de várias gerações. A partir desse senso comum, surgiram os filmes "Uma Aventura Lego” em 2014 e “Lego Batman: O Filme” neste ano, ambos de grandes sucessos que transcenderam seu público-alvo, atraindo igualmente adultos e crianças. Como a indústria americana não perde tempo com seus produtos de sucesso, programou outro filme para este ano. Eis que surge nas nossas salas de cinema o filme “Lego Ninjago: O Filme”. Irreverente, inteligente e divertido como seus antecessores, mantém o nível. Estamos diante da franquia de animação mais consistentemente do momento. Vale o ingresso!

________________________________________________

Divórcio

2017 – 1h 50min – Brasil

Direção: Pedro Amorim

Roteiro: Paulo Cursino e Angélica Lopes

Elenco: Camila Morgado, Murilo Benício e Luciana Paes

Classificação Indicativa: 12 anos

“Divórcio”, do cineasta Pedro Amorim, é muito mais do que uma comédia. Júlio (Murilo Benício) e Noeli (Camila Morgado) são um casal rico que se separa e inicia uma guerra judicial por seus bens, uma premissa simples e entrega gags físicas, visuais, também há inteligência no texto cômico do roteirista Paulo Cursino, com críticas pontuais à exploração da religião. Dessa vez a ambientação é feita no interior paulista, mais precisamente, na cidade de Ribeirão Preto. O filme debocha da cafonice do novo rico brasileiro, como consequência, é uma comédia não apenas divertida, mas com conteúdo. As comédias brasileiras encontraram um novo rumo.

_________________________________________

 Mãe! (Mother!)

2017 – 2h e 1min – EUA

Roteiro e direção: Darren Aronofsky

Elenco: Jennifer Lawrence, Javier Bardem, Ed Harris e Michelle Pfeiffer

Classificação etária: 16 anos

Mãe! é o horror psicológico do cineasta Darren Aronofsky, um sonho de pesadelo com estética gótica que não decepciona. Começa como uma lenta queima e se desenvolve em direção a um incêndio furioso, ao assistir seus sentimentos vão chegar a flor da pele. Recheado de imagens políticas religiosas e contemporâneas, o filme se abre a uma série de leituras alegóricas, mas funciona muito bem. Aronofsky não se inclina para a claustrofobia. Ele externaliza o horror vivido pela personagem principal nos fundamentos da casa. A casa sangra, tem orifícios estranhamente humanos e tem um coração batendo.

__________________________________________________________

It: A Coisa (It)

2017 – 2h 15min – EUA

Direção: Andy Muschietti

Roteiro: Chase Palmer, Cary Fukunaga e Gary Dauberman

Elenco: Jaeden Lieberher, Sophia Lillis e Bill Skarsgård

Classificação Indicativa: 14 anos

Stephen King está de volta aos cinemas, dessa vez com o aterrorizante palhaço Pennywise no filme It: A Coisa. A história é o formato clássico do terror: uma cidade pequena, um palhaço assustador e um grupo de adolescentes que retornam como adultos para terminar o trabalho anos depois. Pennywise é uma ameaça abstrata, proporciona o desenvolvimento de temas em torno das ansiedades da juventude e dos temores da mortalidade, com isso, o filme se utiliza do palhaço como ponte para catapultar de um susto para o próximo. O diretor Andy Muschietti é fiel ao material original e entrega um filme de terror e aventura coeso, mas sem apresentar algo novo.

____________________________________________________

Lino: O Filme

2017 – 1h 33min – Brasil

Direção: Rafael Ribas

Elenco: Selton Mello, Dira Paes e Paolla Oliveira

Classificação Indicativa: Livre

A animação é um gênero pouquíssimo explorado no Brasil, ainda não existem grandes filmes do gênero que atraiam as pessoas ao cinema ou que façam muito dinheiro para que seja um mercado a ser investido. A Fox Film do Brasil produz e aposta em Lino: O Filme, do diretor Rafael Ribas (co-diretor em O Grilo Feliz e os Insetos Gigantes); um desenho com ótimos gráficos das feições dos personagens, mas são estereotipados e Lino (Selton Mello), personagem principal, tem um desenvolvimento raso. O filme suaviza as questões importantes para tornar a obra mais palatável ao público infantil, e se mostra desnecessário.

__________________________________________

Feito na América (American Made)

2017 – 1h 55min – EUA

Direção: Doug Liman

Roteiro: Gary Spinelli

Elenco: Tom Cruise, Domhnall Gleeson e Sarah Wright

Classificação indicativa: 16 anos

Tom Cruise está de volta aos cinemas! Após vários filmes comerciais sem a necessidade de mostrar seu verdadeiro talento, Feito na América dá a Cruise um dos seus melhores papéis em muito tempo. O ator interpreta Barry Seal, um piloto de avião comercial, moralmente flexível, escolhido a dedo pela CIA no final da década de 1970 para ajudar com suas operações na América Central. Voou tanto para a Agência quanto para os cartéis de droga, inclusive de Pablo Escobar. Esteja preparado para se divertir e ficar chocado com as aventuras inacreditáveis de Seal pelo céu americano e latino. O filme tem quase o suficiente para prender a sua atenção em torno de seu anti-herói.

________________________________________________

Amityville: O Despertar (Amityville: The Awakening)

2017 – 1h 25min – EUA

Direção e Roteiro: Franck Khalfoun

Elenco: Jennifer Jason Leigh, Cameron Monaghan e Bella Thorne

Classificação indicativa: 14 anos

Amityville é uma saga de terror que chega ao sétimo filme, dessa vez com o nome O Despertar. Um renascimento da clássica franquia de filmes de terror com base em uma história verdadeira, que evolui em torno de Belle (Bella Thorne) e sua família se mudando para uma nova casa junto com seu irmão acamado. Fenômenos estranhos começam a ocorrer na casa, não poderia ser diferente. O diretor de fotografia Steven Poster criou uma imagem suave e sedosa, semelhante à inocência infantil, que, claro, contrasta dramaticamente com os duros eventos da história. Com a sua atmosfera de sonho e lógica surreal, o filme dá novos passos na atmosfera de terror da casa de Amityville.

________________________________

O Sequestro (Sequestrar)

2017 – 1h 35min – EUA

Direção: Luis Prieto

Roteiro: Knate Lee

Elenco: Halle Berry, Sage Correa e Chris McGinn

Classificação indicativa: 12 anos

Halle Berry, a vencedora do Oscar de melhor atriz pelo filme A Última Ceia, de 2001, não consegue participar de um grande filme desde então. O lançamento de O Sequestro é mais uma prova disso. Berry interpreta Karla Dyson, uma empregada divorciada que está lutando para manter a custódia sobre seu filho de seis anos, e para piorar, precisa agir por conta própria após seu sequestro. O filme desenvolve sua história através da ação, enquanto este usa a ação para evitar expressar qualquer história. O desespero natural de uma mãe atrás de seu filho nunca é traduzido em um comportamento humano crível.

______________________________________________

Polícia Federal: A Lei é Para Todos

2017 – 1h 47min – Brasil

Direção: Marcelo Antunez

Roteiro: Thomas Stavros e Gustavo Lipsztein

Elenco: Antonio Calloni, Marcelo Serrado, Ary Fontoura e Flávia Alessandra

Classificação indicativa: 12 anos

Vivemos um momento político delicado no Brasil, período histórico e necessário de reflexão e questionamento sobre tudo que acontece, e, em meio a isso, surge o filme Polícia Federal: A Lei é Para Todos, do cineasta Marcelo Antunez. Obra cinematográfica sobre os bastidores do começo da operação Lava Jato. O roteiro fica em cima do muro no quesito político, não define seu local de chegada, seu propósito. Em relação ao desenvolvimento da trama, peca ao não aprofundar as personagens ou um único aspecto, quer falar de tudo e usa cortes rápidos e pulos temporais como solução. Existe um esforço para se ter um discurso isento e apartidário, mas essa escolha gera um vazio em vez da reflexão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Cinema
Publicidade