Estoque de vacina contra febre amarela zera em Nova Friburgo

Novas doses devem ser entregues pelo Ministério da Saúde nesta semana
quinta-feira, 16 de março de 2017
por Alerrandre Barros
Procura pela vacina aumentou no posto do Suspiro (Foto: Henrique Pinheiro)
Procura pela vacina aumentou no posto do Suspiro (Foto: Henrique Pinheiro)

A procura pela vacina contra a febre amarela foi grande na manhã desta quinta-feira, 16, em Nova Friburgo, um dia depois que a Secretaria Estadual de Saúde confirmou a primeira morte pela doença no estado, no município vizinho de Casimiro de Abreu. Moradores foram ao posto de saúde Sylvio Henrique Braune, no Suspiro, mas não conseguiram se vacinar, porque as doses acabaram.

“Eu vim porque fiquei preocupado depois que confirmaram os casos no estado, mas não tem vacina. Vou voltar outro dia”, disse o empresário Márcio Gomes.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que as últimas doses de vacina contra a febre amarela foram aplicadas na quarta-feira, 15, no posto do Suspiro. “O município imunizou aproximadamente 600 pessoas contra a doença”, diz a nota. Nova Friburgo não recebeu muitas vacinas porque não estava na área de risco da doença, nas divisas com Minas Gerais e Espírito Santo.

Nesta quinta-feira, 16, a coordenadora de imunização do município, Ana Paula Lessa, foi ao Rio de Janeiro para uma reunião na Secretaria Estadual de Saúde para saber qual estratégia o governo do estado vai adotar depois que dois casos da doença foram confirmados em Casimiro de Abreu. Watila Santos, de 38 anos, morava na zona rural da cidade vizinha, mas não resistiu e morreu. O outro paciente infectado segue internado.

Devido à proximidade com Casimiro, Nova Friburgo e outras 24 cidades tiveram a estratégia de vacinação antecipada pelo governo. A Secretaria Estadual de Saúde informou que o Ministério da Saúde vai enviar 1 milhão de doses da vacina para o estado nesta quinta-feira, 16, portanto, até o fim desta semana os estoques dos municípios devem ser reabastecidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade