Este sábado é o "Dia D" de multivacinação

Em Friburgo, unidades básicas e estratégias de saúde da família estão disponibilizando doses de 14 tipos de vacina
sexta-feira, 23 de setembro de 2016
por Jornal A Voz da Serra
Além de atualizar a caderneta de vacinação, a iniciativa tem como objetivo contribuir na redução da incidência das doenças imunopreveníveis (Foto: Arquivo A VOZ DA SERRA)
Além de atualizar a caderneta de vacinação, a iniciativa tem como objetivo contribuir na redução da incidência das doenças imunopreveníveis (Foto: Arquivo A VOZ DA SERRA)

O Dia "D" de mobilização nacional para a campanha de multivacinação acontece neste sábado, 24, e tem como objetivo a atualização da carteira de vacinação de crianças e jovens. A campanha nacional, que teve início na última segunda-feira, 19, e segue até o próximo dia 30, disponibiliza mais de 19,2 milhões de doses extras de 14 vacinas para postos em todo o país. O público-alvo são menores de 5 anos, crianças de 9 a 12 anos e adolescentes de até 14 anos.

Em Nova Friburgo, os postos Sylvio Henrique Braune, no Centro; Waldir Costa, em Conselheiro Paulino; Tunney Kassuga, em Olaria; e as unidades básicas de saúde de São Geraldo, José Copertino Nogueira, e Cordoeira, Ariosto Bento de Mello, receberão o público para a vacinação das 8h às 17h. As quatro unidades da Estratégia de Saúde da Família (nos distritos de Mury, Amparo, Lumiar e Campo do Coelho) também estarão abertas neste sábado, das 9h às 16h, para o atendimento ao público-alvo da mobilização.

Além de atualizar a caderneta de vacinação, a iniciativa tem como objetivo contribuir na redução da incidência das doenças imunopreveníveis. Entre as vacinas disponíveis estão: hepatite A, VIP, meningocócica C, rotavírus, HPV, pneumo 10, febre amarela, varicela, pentavalente, tetraviral, dupla adulto, DTP, tríplice viral e poliomielite.

De acordo com Ana Paula Lessa, coordenadora de imunização, em Nova Friburgo, o movimento nos postos de saúde ainda está baixo. “Poucas pessoas estão vindo se vacinar. Na verdade, na maioria dos casos, estamos apenas avaliando a caderneta de vacinação. A pessoa chega aqui e caso esteja faltando alguma, completamos com a dose necessária”, disse. Questionada sobre o número de pessoas já vacinadas no município, ela explicou que “esta não é uma campanha de metas e, por isso, não há dados”. Vale lembrar que, para vacinar, é preciso que o responsável leve a criança ou adolescente à unidade de saúde com a carteira de vacinação. O documento é indispensável, já que é através dele que o profissional de saúde vai verificar se há vacinas a serem tomadas e quais são elas. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: vacinação
Publicidade