Estátua de Getúlio volta nesta quinta à praça principal de Friburgo

Monumento foi restaurado após vandalismo; data marca 63 anos da morte do ex-presidente
quarta-feira, 23 de agosto de 2017
por Jornal A Voz da Serra
Estátua de Getúlio volta nesta quinta à praça principal de Friburgo

A estátua do ex-presidente da República Getúlio Vargas voltará para a praça que leva o seu nome, no Centro de Nova Friburgo, nesta quinta-feira, 24. Produzida em bronze, o monumento de 1,70 metro de altura teve a cabeça destruída por vândalos depois de uma queda de mais de três metros de altura do pedestal de mármore onde se localizava, no fim do ano passado. A peça foi removida por funcionários da prefeitura no dia 31 de dezembro e, após oito meses retida para restauração, será recolocada na praça, às 15h.

A reinstalação da estátua foi várias vezes cobrada por reportagens da VOZ DA SERRA.

De acordo com o governo municipal, a recuperação do monumento foi viabilizada pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos e pela Fundação D. João VI, através do restaurador Valdinei Corrêa, que doou o serviço e o material necessário para o reparo. A data em que a estátua será recolocada na praça acontece no dia que se lembra os 63 anos da morte do ex-presidente. Uma das figuras mais emblemáticas da política brasileira, Getúlio Vargas cometeu suicídio em 24 de agosto de 1954.

Em Nova Friburgo, o monumento de Getúlio Vargas foi inaugurado em 19 de abril de 1955, mesmo dia em que o ex-presidente completaria mais um ano de vida. A escultura de bronze fica apoiada em um pedestal de mármore, onde estão afixadas quatro placas, também de bronze. Uma delas trata do oferecimento da estátua ao povo; as outras contêm o bilhete de Vargas escrito momentos antes do suicídio; o nome dos integrantes da comissão que levou o eleito a iniciativa; e a carta testamento. Na época, a cerimônia de inauguração contou com grande participação popular, a presença de autoridades e da banda Euterpe Friburguense.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade