Estátua de Alberto Braune é alvo de pichadores

Segundo denúncia de leitores, caso aconteceu na madrugada de sábado para domingo
segunda-feira, 23 de janeiro de 2017
por Jornal A Voz da Serra
Estátua de Alberto Braune é alvo de pichadores

Enquanto na Avenida Euterpe artistas friburguenses têm se esforçado para deixar a paisagem urbana um pouco mais bonita e alegre, em outros locais da cidade o patrimônio continua sendo danificado pela ação de vândalos. O último monumento a ser prejudicado foi a estátua que homenageia uma das figuras mais importantes do município e que dá nome à principal avenida do centro da cidade: Alberto Braune. O monumento, situado na Praça Getúlio Vargas, já apresentava marcas de abandono do poder público, e amanheceu pichado de verde no último domingo, 22.

Embora o suporte onde ela está localizada já estivesse sem alguns azulejos e uma das placas já haviam sido arrancadas, os símbolos e siglas pichados comprometeram ainda mais a situação do monumento. Além das laterais, a placa da estátua — onde estão o nome de Alberto Braune, sua data de nascimento e falecimento, e quando a mesma foi instalada — foi pintada.

“Não consigo entender por que uma pessoa faz isso. O que ela ganha danificando uma estátua, um bem público? Deveriam usar câmeras para identificar os criminosos e puni-los por isso”, disse a aposentada Marly de Oliveira Knupp, de 68 anos. O leitor Italo Mastrangelo Júnior também se revoltou com o ocorrido: “Nem Nova Friburgo e nem a figura de Alberto Braune merecem isso”, disse. Muitos leitores questionaram também se o ato não foi registrado pelas câmeras do programa Cidade Inteligente, inaugurado em agosto de 2015.

No último dia 31 de dezembro funcionários da prefeitura fizeram a remoção da estátua de Getúlio Vargas após ter sido parcialmente destruída. Localizada na praça que leva o nome do ex-presidente do Brasil, a peça ficou com a cabeça completamente danificada após uma queda de mais de três metros de altura do pedestal de granito onde se localizava, atribuída à ação de vândalos.

A equipe de reportagem de A VOZ DA SERRA entrou em contato com a Fundação Dom João VI e com a Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura para saber se há previsão para a recuperação do monumento de Alberto Braune e o retorno da estátua de Getúlio Vargas para a praça, mas ainda aguarda respostas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade