Estado quer que vacinação seja intensificada na zona rural de Friburgo

Neste fim de semana, haverá mutirão nos distritos de Mury, Lumiar e São Pedro. No Centro, haverá dois pontos de vacinação neste sábado
sexta-feira, 24 de março de 2017
por Alerrandre Barros
O secretário estadual de Saúde, Luiz Antônio Teixeira (d), discutiu a estratégia com o prefeito Renato Bravo e o Comitê de Gestão da Saúde (Foto: Daniel Marcus/PMNF)
O secretário estadual de Saúde, Luiz Antônio Teixeira (d), discutiu a estratégia com o prefeito Renato Bravo e o Comitê de Gestão da Saúde (Foto: Daniel Marcus/PMNF)

Com o quinto caso de febre amarela confirmado em Casimiro de Abreu, na Região dos Lagos, o secretário estadual de Saúde, Luiz Antônio Teixeira, esteve na manhã da última sexta-feira, 24, em Nova Friburgo para reforçar a necessidade de a secretaria municipal de Saúde intensificar as ações de prevenção a doença nos distritos de Mury, Lumiar e São Pedro da Serra, devido à proximidade com o município vizinho.

“Estou visitando todas as cidades nos arredores de Casimiro. Nova Friburgo é prioridade na vacinação da febre amarela, justamente por estar cercada pela Mata Atlântica. Nossa pretensão é, entre sete e dez dias, imunizar 100% da região de bloqueio, através das equipes volantes. O prefeito Renato Bravo não está medindo esforços com a gente para a concretização desta árdua, mas necessária tarefa”, disse o secretário.

Neste fim de semana, equipes da secretaria municipal de Saúde, em veículos equipados para a vacinação, também conhecidos como “postos volantes”, vão realizar um mutirão nas zonas rurais e de matas para vacinar a população de Nova Friburgo. No Centro, dois pontos de vacinação - no Clube de Xadrez e no Jardim Infância Elisa Teixeira de Uzeda (antigo pré-escolar do Ienf) - irão oferecer doses neste sábado, 25, de 9h às 16h. Os demais pontos de vacinação da cidade só retornam à rotina vacinal normal na próxima semana.

Voluntários de várias secretarias do município devem ajudar no mutirão para agilizar o preenchimento de questionários obrigatórios antes que cada pessoa tome a vacina, conforme determina protocolo do Ministério da Saúde, o que tem gerado, segundo a secretaria municipal de Saúde, grandes filas nos pontos de vacinação. Equipes do Sanatório Naval, Emater, Pesagro e Defesa Agropecuária do Estado, além dos bombeiros e Cruz Vermelha também irão apoiar a empreitada.

Na última semana, a procura pela vacina lotou postos de saúde no Centro, em Olaria e no distrito de Conselheiro Paulino. A VOZ DA SERRA mostrou na terça-feira, 21, que as doses chegaram com atraso em Rio Bonito de Cima, em Lumiar, quatro dias depois do Dia D, realizado no último sábado, 18. De acordo com moradores da região, não houve vacinação também em Macaé de Cima, no distrito de Mury. A vacinação, no entanto, foi disponibilizada nas localidades de Galdinópolis e Rio Bonito de Baixo, também em Lumiar.

Durante a reunião com o secretário estadual de Saúde, o prefeito Renato Bravo enfatizou que a população não deve ficar alarmada quanto à falta de vacinas porque o estado garantiu as doses necessárias para toda a população, e doses extras, caso seja preciso. Na última semana, ao menos 40 mil pessoas foram vacinadas em 11 pontos espalhados por Nova Friburgo.

“Estamos protegendo a nossa cidade de todos os lados, e agora, neste fim de semana, estaremos atuando nos locais de mais difícil acesso dentro das matas. De domingo passado até hoje já vacinamos em torno de 55 mil pessoas nas áreas urbana e rural, e neste sábado, 25, e domingo, 26, vamos redobrar a nossa capacidade de imunização nas matas de Nova Friburgo”, declarou o prefeito.  

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: febre amarela
Publicidade