Estado confirma morte de macacos por febre amarela em Macuco e Madalena

Secretaria de Saúde divulgou boletim epidemiológico na noite de terça. Em Friburgo, vacinação continua em 5 postos
quinta-feira, 01 de junho de 2017
por Jornal A Voz da Serra
O macaco encontrado morto em Lumiar: vísceras em análise no Rio (Foto: Arquivo AVS)
O macaco encontrado morto em Lumiar: vísceras em análise no Rio (Foto: Arquivo AVS)

   A Secretaria estadual de Saúde confirmou na noite desta terça-feira, 30, a morte de mais dois macacos por febre amarela no interior fluminense. Um deles morreu em Macuco e o outro, em Santa Maria Madalena. A partir de agora são nove o número de municípios onde foram registrados casos da doença em primatas. Na Região Serrana, São Sebastião do Alto, Carmo e Petrópolis também confirmaram casos.

Em Nova Friburgo, no último dia 24 de maio, mais um macaco foi encontrado morto no Sertão de Rio Bonito, no distrito de Lumiar. A Secretaria municipal de Saúde encaminhou o corpo do animal para análise em um laboratório no Rio de Janeiro e  há suspeitas de que ele tenha morrido por febre amarela, devido à proximidade com Casimiro de Abreu, na Região dos Lagos.  O laudo com o resultado da perícia, no entanto, ainda não foi divulgado.

Esse é o terceiro macaco encontrado morto na região. Em março, quando acontecia a campanha de vacinação contra a doença na cidade, dois primatas apareceram mortos nas localidades de Toca da Onça e Santiago, também em Lumiar. Os corpos foram levados para exames e um dos resultados deu negativo para febre amarela. A Secretaria municipal de Saúde aguarda, porém, outro exame para confirmar a causa da morte dos animais.

Apesar de não haver registros de casos da doença em humanos em Nova Friburgo, a vacinação contra a febre amarela continua na cidade, em cinco postos. Na segunda-feira, no posto de Olaria, das 9h às 16h; na terça-feira não é oferecida; na quarta-feira, no posto do Suspiro, de 9h às 16h; na quinta-feira, no posto de São Geraldo, de 9h às 16h; na sexta-feira, no posto do Cordoeira, de 8h às 12h, e no posto de Conselheiro, de 13h às 17h.

Balanço geral

    De acordo com a Secretaria estadual de Saúde, ao todo, 17 casos de febre amarela em humanos já foram confirmados no estado.  A maior parte deles (sete casos) aconteceu em Casimiro de Abreu, onde uma morte foi registrada. Os demais casos fatais aconteceram em Porciúncula, Maricá, Macaé, Silva Jardim e o mais recente em Santa Maria Madalena. A Secretaria estadual de Saúde registrou também dois casos da doença em São Fidélis e São Pedro da Aldeia, onde o paciente contraiu a doença em viagem à zona rural de Casimiro de Abreu.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: febre amarela | saúde
Publicidade