Estado anuncia parceria com ONG internacional para reciclar PET

Em Friburgo, parceria promove substituição de lâmpadas incandescentes por LED; inauguração é neste sábado
domingo, 07 de dezembro de 2014
por Jornal A Voz da Serra

O secretário estadual do Ambiente, Carlos Portinho, anunciou na quinta-feira, 4, parceria inédita com a ONG R20, do ex-governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, e a Associação Brasileira dos Recicladores de PET (Abrepet). A iniciativa visa a expansão da cadeia de reciclagem de garrafas PET no estado.

A secretaria trabalha na implantação de cem ecopontos na Baixada Fluminense, com previsão de que entrem em operação seis deles até março de 2015. "Esse trabalho da coleta é de grande importância para a indústria de reciclagem, pois serve de matéria-prima para fabricação de embalagens. Nós importamos muita matéria-prima da China que, por incrível que pareça, é mais barato do que o material reciclado aqui. E isso inclusive foi objeto de crítica da Secretaria do Ambiente, não só pela necessidade de inclusão dos catadores e de remuneração dos municípios nesse processo de logística reversa, mas também da desoneração do setor para que a indústria de reciclagem e novos produtos possam ter na sua composição um maior percentual de material reciclado”, declarou o secretário do Ambiente.

O conselheiro estratégico da ONG R20 (Regions of Climate Action), Terry Tamminem, ressaltou a importância de se acabar com o desperdício de garrafas, pois cerca de 50% do total produzido no Estado do Rio vão parar em aterros, lixões ou no meio ambiente. "O desperdício desses recursos também é um desperdício de dinheiro, mas imagine ainda o que é necessário para extrair todo esse petróleo ao redor do mundo inteiro, transportar e refinar para fazer plástico. Em algum ponto esse petróleo vai acabar. Não faz o menor sentido usar uma garrafa uma vez e então enterrá-la num aterro e depois ter que obtê-la outra vez em forma de petróleo.”

O presidente da Abrepet, Edson Freitas, revelou que já foram gastos, nos últimos quatro anos, R$ 125 milhões na implantação de aterros sanitários. Enquanto isso, R$ 1,5 bilhão em garrafas PETs foram desperdiçadas nesses locais. "Não falta educação, falta opção. Há uma carência nas indústrias de todo o Brasil por essa matéria-prima e com uma parceria como essa, que oferece opções à população a dar destinação adequada a essas embalagens, eu posso garantir que o Rio vai se tornar a capital da reciclagem em 2015.”

LÂMPADAS - Outra parceria da SEA com a ONG R20, o projeto que visa a substituição de lâmpadas incandescentes por iluminação LED, mais eficaz e econômica, será inaugurado neste sábado, em Nova Friburgo. "Estivemos recentemente em Paris para receber o prêmio de reconhecimento da R20 para o projeto Fábrica Verde, de reaproveitamento de lixo eletrônico e envolvimento da comunidade no processo de reciclagem. Ao mesmo tempo, nessa viagem nós firmamos um protocolo de cooperação com apoio da R20 para substituição das lâmpadas LED com financiamento do fundo internacional. Vamos inaugurar nesse sábado em Friburgo essa nova iluminação de LED e em breve estaremos levando essa iniciativa para o maior número possível de municípios”, disse Portinho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: ONG | PET | Governo do Estado
Publicidade