Estação Livre recebe mais uma edição da Feira de Artesanato

Ao todo, 51 expositores apresentam itens de moda, decoração e brinquedos
sábado, 10 de março de 2018
por Jornal A Voz da Serra
A feira numa edição passada (Arquivo AVS)
A feira numa edição passada (Arquivo AVS)

 

Depois do sucesso da primeira edição, em dezembro do ano passado, a Feira de Artesanato de Nova Friburgo (Fanf) está de volta à Estação Livre, antiga rodoviária urbana, na Praça Getúlio Vargas. O evento, que teve início nesta sexta-feira, 9, acontece também neste sábado, 10, das 13h às 18h, e domingo, 11, das 10h às 15h. A entrada é gratuita.

Veja, em vídeo, os preparativos da feira, na manhã deste sábado, 10.

Realizada pela Secretaria municipal de Turismo, a Fanf reúne 51 expositores. Entre os produtos disponíveis estão acessórios, itens de decoração e brinquedos. De acordo com a pasta, a expectativa é atrair centenas de visitantes durante todos os dias de evento.

Para o secretário de Turismo, Wilton Neves, valorizar o artesanato é investir em empreendedorismo. “O artesão é um artista, que cria e movimenta toda uma cadeia. A prefeitura quer, com essa iniciativa, solidificar Nova Friburgo como polo de artesanato que é arte, cultura e desenvolvimento”, disse.

Com o objetivo de incentivar a produção e a atividade do artesão na cidade, além de trazer maior visibilidade para o setor, o calendário da Fanf prevê uma edição a cada mês. Os artesãos interessados em participar das próximas edições podem se inscrever no setor de artesanato da Secretaria Municipal de Turismo, que fica na Avenida Alberto Braune, 224 – 2º andar (Centro administrativo César Guinle, o antigo prédio da Oi), de segunda a sexta-feira, das 11h30 às 17h. Mais informações pelo telefone (22) 2522-8051.

Com o tema “Arte para todos”, feira Rio Arte Manuais vai reunir artesãos de todo o estado

O artesanato friburguense, com suas cores e formas também terá espaço na 12ª edição da feira Rio Artes Manuais. O evento, que tem como principal objetivo gerar oportunidade para pessoas com deficiência, acontece entre os próximos dias 21 e 25, das 10h às 19h, no Centro de Convenções SulAmérica, na Avenida Paulo de Frontin, 1, Cidade Nova, no centro do Rio de Janeiro.

Com o tema “Arte para todos”, a feira vai abordar a inclusão de pessoas com deficiência e mostrar que o artesanato beneficia a todos. De acordo com a organização do evento, são esperados artesãos de todo o estado, inclusive de Nova Friburgo. Ao todo, serão mais de 50 expositores e 20 mil vagas para quem deseja aprender ou se aprimorar em mais de 300 técnicas de artesanato.

Durante o encontro, serão oferecidas oficinas inclusivas de decoupagem em prato, flores em feltro, craquelê em MDF, garrafas de vidro e customização. As oficinas serão ministradas pelos artífices da Subsecretaria da Pessoa com Deficiência com um intérprete de libras e capacidade para atender até oito alunos durante as aulas de uma hora e meia.

“Queremos promover a inclusão da pessoa com deficiência em todos os ambientes da nossa sociedade, e o artesanato é um excelente caminho que proporciona diversos benefícios, desde terapia até renda. Queremos mostrar que a atividade é acessível a qualquer pessoa e pode ser um caminho de ação empreendedora, uma forma de a pessoa com deficiência se colocar no mercado de trabalho", afirma o diretor geral da Rio Artes Manuais, Roberto Santos.

A feira é uma grande oportunidade para artesãos divulgarem e venderem seus trabalhos, além de terem acesso a informações sobre gestão de negócios. As principais empresas do setor, como Sebrae, Bradesco, Acrilex, Círculo, terão stands com oficinas gratuitas e consultoria sobre orientação profissional.

Para receber todas as novidades e um Kit na entrada da feira é preciso fazer o cadastro no ‘Sou da Rede’ pelo site http://www.rioartesmanuais.com.br/. Os ingressos, no valor de de R$ 9 (meia entrada) e R$ 18 (inteira),  estão à venda no site do evento. Mais informações pelo telefone (21) 2585-1221.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: feira
Publicidade