Está aberta a temporada de caça às bougainvilles mais viçosas

Mande o seu registro para o nosso WhatsApp: (22) 99213-9995
terça-feira, 24 de outubro de 2017
por Jornal A Voz da Serra
A explosão de cores na bougainville flagrada por Noé Tardin, no Cônego
A explosão de cores na bougainville flagrada por Noé Tardin, no Cônego

Na tarde cinzenta, uma explosão de fúcsia chegou à Redação da VOZ DA SERRA nesta terça-feira: o flagrante de uma bougainville em flor na Rua Apolinário Correa da Silva, no Cônego, pelas lentes de Noé Tardin.

O convite está feito a todos os leitores: envie a sua árvore florida para o nosso WhatsApp (22) 99213-9995, com nome e lugar onde foi tirada a foto. O único pré-requisito é que seja em Nova Friburgo. As fotografias serão selecionadas e as mais exuberantes serão mostradas no nosso site e na página da VOZ DA SERRA no Facebook. Participe!

A bougainville também é conhecida como primavera, nome de uma planta genuinamente brasileira, originária da Mata Atlântica. Ela tornou-se mundialmente conhecida após ter sido coletada por Louis Antoine de Bougainville, almirante francês que navegou em volta do mundo no século 18 e andou pela Serra fluminense.

Reza a lenda que este francês, pirata,  teria se encantado com a planta e, antes de partir, coletou alguns exemplares da primavera brasileira para presentear o Rei Luís XIV. Este, por sua vez, teve a generosidade de incentivar o seu cultivo por toda a Europa. Inclusive, uma preciosa amostra destas plantas encontra-se depositada no Museu de Paris, sendo a primeira referência formal à planta.

Em troca da descoberta, Bougainville foi homenageado dando o seu nome à bela planta brasileira, na forma latina: Bouganvillea, ou planta de Bouganville. Foi-lhe ainda acrescentado um segundo nome, glabra (latim), referente ao fato de a planta não possuir pêlos nas folhas, sendo lisa ou despida de pêlos.

As belas e coloridas flores da primavera não são exatamente as flores da planta: são brácteas (folhas modificadas) que envolvem as verdadeiras. As verdadeiras flores são pequenas e projetadas, de coloração amarelo-creme.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Clima
Publicidade