Espetáculo mergulha friburguenses nas memórias dos anos 70

“78 Musical” estreia nesta sexta, contando histórias de ícones locais
quinta-feira, 25 de maio de 2017
por Dayane Emrich
"78 Musical": quase cem profissionais envolvidos, do palco ao backstage (Foto: Divulgação)

    Quem nunca pensou na possibilidade de viajar pelo tempo? Vivenciar algum acontecimento histórico, vestir outros roupas e levar um estilo de vida diferente? Esta é a proposta do espetáculo "78 Musical". Quase como uma máquina de teletransporte, a peça trará de volta as salas de aulas das academias de jazz, as pistas das discotecas inflamadas e a  bucólica vila de Lumiar, buscando reviver os anos de chumbo embalados em glitter e luzes coloridas.

    Dirigida por Bernardo Dugin, com texto de David Massena, a montagem estreia nesta sexta-feira, 26, às 21h, e segue em cartaz no Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura, nos dias 27 e 28 de maio e 2, 3 e 4 de junho; sextas e sábados às 21h e aos domingos, às 17h. Na trama, a personagem principal, Sofia, volta aos anos 70 para testemunhar a história de amor dos pais: uma bailarina que frequentava a discoteca Overdose e um hippie de Lumiar. Tudo isso, nos embalos dos principais hits da época.

    Por falar em música e dança, ao som de piano, teclado, violão, sax, flauta e bateria, as cenas -- com arranjos de Diogo Rebel, preparação vocal de Lanúzia Pimentel e coreografias de Geraldine Marqui --  reconstroem as sequências de jazz dance aos agitos das discotecas. No repertório, sucessos como “Oração do tempo”, de Caetano Veloso;  Dancin’Days, de Nelson Motta e Rubens Queiroz; Dancing Queen, ABBA; Metamorfose Ambulante, de Raul Seixas; Como nossos pais, de Belchior; entre muitos outros.

Ao todo, são quase cem profissionais envolvidos, do palco ao backstage. “Poder fazer arte na cidade onde nasci e ver um projeto que envolve tanta gente virar realidade é a certeza de que somos pessoas melhores quando nos unimos. 78 Musical era um sonho solitário, que eu imaginava há quase 10 anos. Ver o amor dessa equipe me emociona em todos os encontros, e foram 20 até a estreia. Tão tenso, intenso, libertador, assim como foram os anos 70”, destaca Dugin.

Convidando o público a prestigiar o espetáculo, o escritor, David Massena, pontua: “78 Musical desperta fantasmas, abre armários e gavetas, revisita porões e sótãos. Não há como fugir: é dançar para não dançar!”.

Os ingressos podem ser adquiridos na Loja South, na Avenida Alberto Braune, pelo site www.ticketmais.com.br ou na bilheteria do evento em dias de espetáculo. As apresentações de domingo têm a participação de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone  (21) 99893-9828. Classificação 16 anos.

Dugin  foi assistente de direção de Sura Berditchessky na Ópera do Menino Maluquinho (2015), no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, e já dirigiu também os espetáculos "O Despertar da Primavera" (2014), "Gold&Gold" (2012/2013) e “60, o Musical” (2009).

Massena é  jornalista, bacharel em Direito, cerimonialista, escritor e roteirista. Estreou nas colunas sociais ainda na década de 70 e, atualmente, publica todas quartas e sábados seus textos em A VOZ DA SERRA.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: 78 musical | Teatro Municipal | Teatro
Publicidade