Escolha a sua caixinha: campanhas se espalham pela cidade

Iniciativas individuais ou corporativas, mobilização ajuda famílias carentes. Há coletores espalhados por lojas e até em campos de futebol
sábado, 25 de novembro de 2017
por Jornal A Voz da Serra
O Natal do airsoft (Arquivo pessoal)
O Natal do airsoft (Arquivo pessoal)

Caixas de papelão estão espalhadas pela cidade para recolher brinquedos novos ou usados (mas em bom estado) que serão doados para crianças carentes. É a terceira edição do “Natal de Amor”, campanha criada por um grupo de amigas de Nova Friburgo que farão a distribuição na semana do Natal.

“A gente acredita que é possível arrecadar a mesma quantidade, e até mais. As pessoas são muito generosas e, com a possibilidade de divulgar pelas redes sociais, a campanha voa, e o que a gente percebeu na primeira edição é que não existem barreiras ou distância que impeça as pessoas de fazer o bem”, disse a jornalista Naiara Rentes, uma das idealizadoras da iniciativa.

Nas duas edições anteriores, a campanha conseguiu arrecadar cerca de mil brinquedos novos, que foram distribuídos nas comunidades do Cordoeira e da Granja Spinelli. Este ano, o objetivo é conseguir, ao menos, 800 presentes.

Quem quiser participar da ação doando presentes, basta deixar o item na Casa do Quica, no Muito Mais Educação, na Acquafitness e na Fraber, todos no Centro, ou no supermercado Bramil, em Olaria.

Também é possível participar de outras formas. Caso o interessado tenha um estabelecimento comercial, por exemplo, pode transformá-lo em um ponto de arrecadação. Ainda é possível colaborar doando caixas grandes de papelão (para os postos de doação), embrulhos para os presentes e doces, que serão entregues junto com os brinquedos. Saiba mais em facebook.com/NataldeAmorNovaFriburgo.

As doações podem ser feitas até 20 de dezembro, uma quarta-feira. A entrega dos brinquedos, como já é tradição, será na sexta-feira, 22 de dezembro. Este ano o grupo deve percorrer os mesmo bairros do Cordoeira e Granja Spinelli.

Equipes esportivas também se mobilizam

Além do comércio, grupos esportivos se articulam para que a solidariedade esteja presente em todos os cantos da cidade. É o exemplo da campanha “Airsoft Noel”, que está na segunda edição e é organizada pela Airsoft Nova Friburgo (ANF) - jogo que simula atividades militares com armas de brinquedo.

A campanha será realizada no dia 17 de dezembro. Um dos organizadores, Diogo Costa, afirma que a intenção é arrecadar brinquedos para doar aos que mais precisam. “A campanha Airsoft Noel reúne as equipes de airsoft da Região Serrana do Rio de Janeiro. Queremos arrecadar uma faixa de 180 brinquedos diversos e superar a primeira edição, em 2015, quando arrecadamos 173 brinquedos e conseguimos atender crianças na faixa de 2 a 12 anos de idade”.

Haverá um jogo beneficente em que cada jogador paga o valor de R$ 6 para participar e leva dois brinquedos ou mais, sem valor mínimo, apenas embalado e especificado se é para menino ou menina.  “Vai ser algo bem simples, sem grande pompa, mas o importante é mostrar para as crianças que existem pessoas que se preocupam com elas. O que a gente quer é levar amor em forma de presente para àquelas famílias que não tem condições de presentear seus filhos”, finaliza Diogo.

A imprensa friburguense não vai ficar de fora. Neste domingo, 26, é dia de colocar canetas e gravadores nas gavetas, microfones e câmeras na prateleira, sair da redação, entrar no vestiário, colocar a chuteira, subir ao gramado e bater uma bola por uma boa causa.

O Futebol Solidário entra em campo na sua segunda edição. A partida será no estádio Eduardo Guinle. Quem quiser assistir à partida poderá prestigiar levando, pelo menos, um quilo de alimento não perecível, para ver o jogo no setor social do campo do Friburguense.

Além dos apoio de empresas, os organizadores do evento contam com a participação da população para atingir a meta de arrecadação. O desejo é superar os 500 quilos de alimentos arrecadados na edição de 2016. Na edição do ano passado duas instituições foram contempladas.

A edição deste ano vai reunir mais de 40 profissionais, entre repórteres, cinegrafistas, operadores técnicos , produtores, diagramadores, editores de texto e imagem. A VOZ DA SERRA estará representado por três profissionais: os jornalistas Guilherme Alt e Vinícius Gastin e o produtor de vídeo Leo Arturius.

Campanhas do comércio para arrecadar brinquedos, roupas e alimentos estão a todo vapor

Diversos pontos comerciais já estão com campanhas a pleno vapor. É o caso do Friburgo Shopping, que, no primeiro piso ao lado do elevador e no terceiro piso em frente ao cinema, tem coletores para a arrecadação de alimentos não perecíveis, brinquedos e roupas. A campanha “Natal Próximo” começou há duas semanas, tem parceria com a Unimed Nova Friburgo e vai até a semana do Natal.

O Laje (Lar e Abrigo Amor a Jesus) tem vários pontos de coleta para quem deseja fazer uma doação para seus internos.

Os supermercados Bramil, em Olaria, Casas Friburgo, no Centro, Cavalo Preto, no Centro, e Olaria e Marcado Santos Reis, em Conselheiro Paulino, são pontos onde as pessoas podem depositar não só alimentos, roupas e brinquedos, mas também a certeza de que o objeto doado confortará alguém que precise.

Algumas farmácias e drogarias da cidade já estão se mobilizando para fazer doações de fraldas geriátricas.

A auto-escola Friburgo está com a campanha “Natal de Amor”, que acontece todos os anos. As pessoas podem depositar brinquedos nos coletores do espaço. Os brinquedos arrecadados serão entregues a crianças de Nova Friburgo e Bom Jardim.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Natal
Publicidade