Escolas municipais participam nesta quarta de simulado de evacuação

Ação realizada pela Defesa Civil vai ensinar como desocupar estabelecimentos em caso de incêndios
terça-feira, 28 de novembro de 2017
por Karine Knust
Escolas municipais participam nesta quarta de simulado de evacuação

O Dia Estadual de Redução de Riscos de Desastres, celebrado nesta quarta-feira, 29, será de simulado de desocupação em escolas municipais de Nova Friburgo. Realizada pela Defesa Civil, a ação visa ensinar alunos e profissionais dessas unidades a como se portar durante a evacuação do espaço, em caso de incêndios. O simulado, que deve envolver 150 pessoas - entre estudantes, professores e demais funcionários - acontece de forma simultânea nas escolas Hermenegildo Gripp, em Amparo, e Nair de Araújo Rodrigues, em São Geraldo, a partir das 15h.

De acordo com a pasta, a escolha dessas duas instituições levou em conta os núcleos da Defesa Civil já instalados nas localidades. “Temos um Nupdec (Núcleo de Proteção e Defesa Civil), em Amparo, e vamos fundar o próximo núcleo em São Geraldo. Por isso a escolha desses locais para a realização dos simulados”, explica a gerente operacional, Deborah Lutterbach, acrescentando: “Vamos ensinar funcionários e alunos das escolas a agir corretamente em caso de incêndio. Quem serão os responsáveis por cada fila (sala) até que cheguem ao ponto de encontro, quem será o responsável pela ligação para o Corpo de Bombeiros entre outras ações”, afirma Deborah.

Nova Friburgo não será o único município a realizar simulado em escolas públicas. De acordo com o governo do estado, cerca de 50 instituições de outros 26 municípios também participarão dos exercícios. O que soma mais de sete mil envolvidos, entre alunos, professores, funcionários e diretores.

Este é o sexto ano consecutivo em que o Dia Estadual de Redução de Riscos de Desastres é lembrado no estado. De acordo com o secretário de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Roberto Robadey, as ações têm como objetivo consolidar a cultura de prevenção entre a população. “É fundamental a mobilização da sociedade para diminuir as ameaças, tornar as respostas a acidentes mais eficientes e construir cidades mais resilientes. Todos podem e devem participar”, disse o secretário. Na próxima terça-feira, 5 de dezembro, serão lançados o Plano de Emergência do Estado e o Plano Verão 2018.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade