Escolas de Friburgo fazem paralisação contra Reforma Previdenciária

Mais de 130 unidades da rede municipal e estadual de ensino aderiram ao movimento. Outras categorias também aderiram
quarta-feira, 15 de março de 2017
por Dayane Emrich
No portão do Colégio Estadual Jamil El-Jaick dois cartazes alertavam sobre o movimento e suas reivindicações (Foto: Henrique Pinheiro)
No portão do Colégio Estadual Jamil El-Jaick dois cartazes alertavam sobre o movimento e suas reivindicações (Foto: Henrique Pinheiro)

A paralisação nacional contra as reformas da Previdência e trabalhista, nesta quarta-feira, 15, também teve reflexos em Nova Friburgo. De acordo com um dos representantes do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe-NF), Rodrigo Inácio, mais de 130 unidades da rede municipal e estadual de ensino aderiram ao movimento na cidade.

“Na rede municipal, isto é, nas 125 unidades, entre creches e escolas, a adesão foi de 100%. No estado algumas escolas tiveram adesão total dos professores, como é o caso do Galdino do Valle Filho e do Carlos Maria Marchon. Em outras, no entanto, o nível de adesão variou. Na rede particular aconteceram algumas adesões pontuais”, disse Rodrigo.

No Colégio Estadual Jamil El-Jaick, no Centro, de acordo com um funcionário, que preferiu não se identificar, parte dos professores apoiaram a iniciativa. As aulas do turno da manhã foram interrompidas às 10h, enquanto as do turno da tarde às 15h. No portão da unidade dois cartazes alertavam sobre o movimento e suas reivindicações. As aulas voltaram ao normal nesta quinta-feira, 16.

Outras categorias

Apesar do transporte público, dos bancos e a maioria das repartições públicas terem funcionado normalmente durante todo o dia na cidade, alguns profissionais — representantes do sindicato dos bancários, trabalhadores metalúrgicos e do setor de vestuário — também aderiram ao movimento.

Os servidores do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Nova Friburgo também apoiaram a paralisação e interromperam o serviço de atendimento ao público entre às 15h e 17h, desta última quarta-feira, 15.

A adesão à paralisação terminou em Nova Friburgo com um ato público, organizado pelo Fórum Sindical e Popular, na Praça Dermeval Barbosa Moreira.

A equipe de reportagem de A VOZ DA SERRA entrou em contato com a secretaria municipal de Educação a fim de um posicionamento, mas até o fechamento desta edição não obteve resposta. Já a secretaria de Educação Estadual (Seeduc), em nota, informou que o nível de paralisação foi inferior a 2%.

A redação do jornal tentou contato também com o Sindicato de Professores de Nova Friburgo e Região (Sinpro) e com o Fórum Sindical Popular, mas não obteve retorno.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Greve
Publicidade