Escola em São Geraldo ganha o 1º "ecoparquinho" de Friburgo

Meu Bairro Sustentável reaproveita latões, molas, pneus, garrafas pet, baldes e canos para fazer brinquedos para as crianças
terça-feira, 26 de setembro de 2017
por Renata de Rivera
Escola em São Geraldo ganha o 1º "ecoparquinho" de Friburgo

Iniciamos a semana com a excelente notícia da construção dos primeiros brinquedos ecológicos do Meu Bairro Sustentável! Sua instalação foi feita na Escola Municipal Nair Araújo Rodrigues, em São Geraldo, na última sexta-feira, 22, e o resultado final foi muito positivo. Para a confecção dos brinquedos foram utilizados materiais de reaproveitamento como: latões de óleo diesel, molas de carro e pneus usados, garrafas de água e pets, baldes de manteiga, canos de PVC, cordas e madeira.

Nosso objetivo com essa ação foi dar um destino adequadamente lúdico aos materiais que muitas vezes são jogados no lixo, terrenos baldios e até mesmo em rios. Estes materiais ganharam outra vida e uma nova cor, alegrando crianças que anteriormente não tinham uma área de lazer. Agora elas podem brincar em um “touro mecânico, balanços, João teimoso, túnel e um divertido cavalo feito com mola de amortecedor.

Nossa proposta é replicar o eco parque em escala maior e por toda cidade até que todas as crianças de Nova Friburgo possam conhecer o quão divertido pode ser a reciclagem. Pouquíssimo dos materiais utilizados eram novos e a sua viabilização foi através de parceria com empreendedores locais. A mão de obra foi de colaboradores do projeto Meu Bairro Sustentável e também do Meu Bairro+200 (núcleo de trabalho do comitê do movimento Nova Friburgo 200 anos).

Somente a tinta utilizada para colorir os brinquedos foi comprada, e com o recurso da venda dos resíduos que as próprias crianças levaram até o posto de coleta seletiva instalado pelo MBS na escola. Os brinquedos foram inspirados em modelos encontrados em países da Europa e também alguns brinquedos do Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Esperamos que práticas sustentáveis como essa se tornem mais frequentes no Brasil.

Realização: Meu Bairro Sustentável e Meu Bairro +200.

Apoio: Agenor materiais de construção, João Marcos TL & L materiais de construção e Barroso Madeireira.

Agradecimentos: Nossa Gratidão a todos os parceiros do Meu Bairro Sustentável que desde o início acreditaram em nossa proposta, tornando possível a realização de nosso trabalho.

Você deseja implantar um eco-parque em seu bairro/empresa/escola? Entre em contato conosco!

Empresário, seja um parceiro do Meu bairro sustentável!

Contatos: 22 999383408 - e-mail:meubairrosustentavel@outlook.com

facebook.com/meubairrosustentavel - facebook.com/disqueoleousado

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Meio Ambiente
Publicidade