Escola Comunitária Vale de Luz é referência de ensino e criatividade

Inovação e perseverança fazem da instituição patrimônio de Conselheiro Paulino
quinta-feira, 23 de abril de 2015
por Jornal A Voz da Serra
O ensino diferenciado da escola Vale de Luz adota a pedagogia Waldorf, que alia arte e conhecimento (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)
O ensino diferenciado da escola Vale de Luz adota a pedagogia Waldorf, que alia arte e conhecimento (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

A educação brasileira sempre foi alvo de críticas. É comum ouvirmos falar em escolas com péssima infraestrutura, onde faltam professores, material didático e merenda escolar em consequência da falta de investimentos públicos. Isso sem falar de problemas ainda mais genéricos como o excesso de burocracia na administração e os elevados índices de repetência. Contudo, embora muitos centros de educação estejam inseridos nesta dura realidade, ainda é possível encontrar exemplos de escolas que, mesmo com dificuldades, oferecem um ensino de qualidade e mais do que ensinar, formam verdadeiros cidadãos. 

Em Conselheiro Paulino, um dos maiores distritos de Nova Friburgo, a Escola Comunitária Municipal do Vale de Luz é referência quando se fala em ensino fundamental. Ela foi fundada em 4 março de 1991, a partir da iniciativa do casal de professores Mariane Canella e Sebastião Guerra. A ideia do projeto era promover um ensino diferenciado, que abrangesse não só a formação acadêmica, como também artística e social das crianças. Nesse sentido, conheceram e resolveram implementar a pedagogia Waldorf, que tem como base o conceito de desenvolvimento particular e diferenciado de cada ser humano. Este método de ensino pretende atuar no desenvolvimento físico, anímico e espiritual do aluno, isto é, além das matérias convencionais do currículo escolar, a instituição oferece aos alunos aulas de música, de artes, trabalhos manuais, entre outras atividades, sempre incentivando a criatividade e autonomia do aluno. “A instituição surge com uma ideia inovadora de tentar reunir o que seria uma escola — na concepção formal do termo, com as suas ações e objetivos — com a alegria que uma criança tem ou teria fora da sala de aula; alegria do brincar, de fazer coisas interessantes, desenvolver outras capacidades que não apenas intelectuais”, explica o diretor Dioneson Guimarães.  

Ele conta também que, no início, como não havia nenhum colégio no estado do Rio de Janeiro com tal método de ensino, foi preciso que os professores fossem estudar em São Paulo, a fim de conhecer mais sobre a pedagogia Waldorf e se tornarem aptos a utilizá-la. “Nós somos a primeira escola pública do estado a adotar essa pedagogia. Chegamos a ter em Nova Friburgo uma iniciativa assim no final da década de 80, mas era uma ação privada, não era nada com vínculo com o poder público”, pontuou Dioneson.  

A sede inicial da Escola Vale de Luz funcionava na estrada Fazenda da Lage, a cerca de oito quilômetros do centro de Conselheiro Paulino. Depois de uma chuva forte em janeiro de 2007, os responsáveis pela instituição foram obrigados a procurar outro espaço, já que vários trechos da estrada de acesso ao sítio haviam sido danificados. Durante alguns meses o colégio funcionou em um pequeno prédio, próximo ao barracão da Escola Alunos do Samba mas, já no início de 2008 as instalações foram transferidas para a rua Sebastião Pereira da Silva 197, onde hoje está localizada. “Apesar de todas as dificuldades, do espaço pequeno, quando começamos a trabalhar no centro de Conselheiro fomos surpreendidos por algo muito positivo: nunca tivemos a comunidade e, sobretudo, os pais tão próximos. Foi quando optamos por comprar um imóvel no bairro e trazer a escola para cá. Deu tudo certo e conseguimos comprar essa casa”, contou o diretor, acrescentando que “nosso espaço do sítio é maravilhoso, mas é muito distante e de difícil acesso. Na época só tinha três ônibus por dia para lá e até as matrículas estavam diminuindo”.

Hoje a escola possui 25 funcionários — entre professores e pessoal de apoio — e atende a 120 crianças de 3 a 12 anos de idade em horário integral. São duas classes de educação infantil e cinco turmas do ensino fundamental (do 1° ao 5° ano). Dioneson destaca, inclusive, que a escola recebe alunos de outros distritos da cidade. “Por ser uma pedagogia diferenciada, alguns pais procuram a escola. Temos alunos das Braunes, Catarcione, Córrego Dantas, Chácara do Paraíso e Campo do Coelho. Isso sem falar das famílias de outras cidades que se mudam para cá só para matricular os filhos na escola”, exclamou ele. 

Segundo a diretora adjunta, Aparecida do Carmo Neto Gomes, a escola já está funcionando além da sua capacidade máxima e para atender a todos os pedidos de matrícula seria necessário triplicar o número de vagas, o que atualmente é inviável, já que o prédio onde funciona necessita de reformas. Sobre o perfil dos alunos, ela conta que é bastante variado. “A maioria vem de famílias carentes, mas também tem crianças com condições melhores”, falou. Para o diretor, isso é um ponto muito positivo. “Temos que acabar com essa estratificação imposta pela sociedade. As crianças não pensam  nisso e aqui elas são tratadas sem nenhuma distinção”, afirmou.

Comunitária e Municipal

A Escola Vale de Luz não é diferenciada apenas pelo trabalho que realiza, mas também pela forma como é gerida e pelo seu status comunitária/municipal. Dioneson explica que, como a entidade era um anexo do Instituto de Educação de Nova Friburgo, os primeiros passos da instituição estavam ligados ao estado, isso porque os próprios funcionários da mesma, inicialmente, eram professores da rede de ensino estadual. Somente no ano de 1996 a escola passou a ser conveniada da prefeitura, que atualmente arca com aproximadamente 75% do orçamento final da instituição. Ele conta ainda que a maior parte dos gastos com pessoal, merenda e material de limpeza é oferecido pela prefeitura, assim como as contas de água e luz são pagas pela municipalidade. A comunidade e os parceiros auxiliam na compra e obtenção do material específico da pedagogia Waldorf, como instrumentos musicais, material para trabalhos manuais como, por exemplo, linha, agulhas, lã, telas e tintas. 

Apesar da ajuda que a escola recebe, o diretor destaca que “nós lutamos com muita dificuldade. Nosso espaço ainda não está adequado. Estamos em uma casa que há pouco tempo abrigava quatro indivíduos e hoje recebe cerca de 150 pessoas todos os dias. Isso sem falar que estamos em um bairro muito sofrido, que carece de infraestrutura e que possui uma população gigantesca”, pontuou.  

Projetos e parcerias

A escola Vale de Luz, além da educação diferenciada, realiza também uma ação chamada Projeto Multidisciplinar, fruto de uma parceria com uma instituição privada que patrocina uma equipe com profissionais diversificados para ajudar alunos com dificuldades e distúrbios de aprendizagem. Fazem parte dessa equipe um médico, uma psicóloga, um fonoaudiólogo, um profissional para pré-diagnóstico, entre outros. “Esse tipo de atendimento é uma carência muito grande na educação pública, até porque o número de crianças com esses tipos de problemas é muito grande”, falou Dioneson, destacando a importância do projeto.

Outra parceria que a escola possui é com a Banda Campesina Friburguense, a qual disponibilizou um professor de música, responsável por aulas em quatro classes: duas de alunos, uma de ex-alunos e outra com professores, profissionais de apoio e pais. “Nesse sentido, a gente assume o papel social de oferecer atividades além do que uma escola oferece e não só para o público de alunos, mas para toda a comunidade”, afirma Dioneson, acrescentando que “a gente só vai transformar a sociedade se a gente oferecer condições e serviços que façam com que o ser humano se desenvolva”. 

Para Do diretor, a adoção da pedagogia Waldorf, ou melhor, de uma educação de qualidade é fundamental para o desenvolvimento da sociedade como um todo. “Já dizia Paulo Freire: ‘A educação não transforma o mundo, a educação transforma as pessoas, pessoas transformam o mundo’ e esse é o nosso trabalho, essa é nossa meta”, finalizou ele. 
Mais informações sobre a escola podem ser obtidas pelo telefone (22) 2520-5602 ou pelo e-mail acvluz@valedeluz.org.br.

  • A escola fica situada na Rua Sebastião Pereira da Silva 197, Conselheiro Paulino (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

    A escola fica situada na Rua Sebastião Pereira da Silva 197, Conselheiro Paulino (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

  • A escola fica situada na Rua Sebastião Pereira da Silva 197, Conselheiro Paulino (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

    A escola fica situada na Rua Sebastião Pereira da Silva 197, Conselheiro Paulino (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

  • Dioneson Guimarães, diretor da escola (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

    Dioneson Guimarães, diretor da escola (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

  • Diretora adjunta, Aparecida do Carmo Neto Gomes (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

    Diretora adjunta, Aparecida do Carmo Neto Gomes (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

  • Turma do quinto ano durante atividade de pintura... (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

    Turma do quinto ano durante atividade de pintura... (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

  • ...e também participando da aula de música (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

    ...e também participando da aula de música (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Educação | pedagogia | inovação
Publicidade