Equipe master recoloca Nova Friburgo no cenário brasileiro do voleibol

Respaldado por uma bela história, um grupo de amantes do voleibol tenta resgatar a modalidade no município
sexta-feira, 11 de novembro de 2016
por Vinicius Gastin
Equipe master de Nova Friburgo encara desafio a nível nacional em Saquarema (Foto: Divulgação)
Equipe master de Nova Friburgo encara desafio a nível nacional em Saquarema (Foto: Divulgação)

A caminhada é longa. Respaldado por uma bela história, um grupo de amantes do voleibol tenta resgatar a modalidade em Nova Friburgo. Passo a passo, eles conseguem escrever capítulos importantes dessa nova trajetória. Um deles vai se passar em Saquarema a partir deste sábado, 12, até a próxima terça-feira,15. O palco é bastante representativo: o Centro de Desenvolvimento de Voleibol em Saquarema (Sede da CBV). É na casa da seleção brasileira de vôlei que a equipe master de Nova Friburgo, pela primeira vez na história, estará disputando o tradicional Campeonato Brasileiro Master que está em sua 13ª edição. 

O evento reúne anualmente mais de três mil atletas de todos os estados do Brasil. Considerado o segundo esporte mais popular do país, o voleibol volta a ter um olhar diferente em diversas cidades do país, e em Nova Friburgo não é diferente. A equipe municipal é patrocinada pela Ótica Carol e Meca Auto Center. De fato, o grupo atua desde 1993, por iniciativa do professor Fernando Miranda, e assim mantém acesa a modalidade no município. 

“No transcorrer dos anos essa equipe conquistou diversos títulos no âmbito regional e estadual, vindo a representar o estado do Rio de Janeiro nos Jogos Abertos Brasileiros (Jabs), em 1999 e 2000, onde conquistou o vice campeonato nacional”, destaca Fernando.

Há algum tempo, professores, amantes e ex-jogadores de voleibol de Nova Friburgo tentam resgatar a modalidade no município. A tradição de outrora se perdeu ao longo do tempo, e foram várias as tentativas de resgate. Entretanto, a falta de apoio e as dificuldades para a implementação dos projetos bloquearam todas as iniciativas.

Diversos trabalhos sociais, como o Mais Vôlei, foram criados na cidade. Nas escolas, a modalidade é bastante praticada pelos jovens estudantes, mas ainda pouco explorada. O Friburgo Vôlei/NFCC trabalha com algumas equipes de categorias inferiores, e participa de competições frequentemente no estado. No entanto, o projeto de expansão e consequente profissionalização esbarra na falta de estrutura e recursos.

Na contramão das dificuldades, alguns eventos ainda mantêm vivas as esperanças. No início de setembro o ginásio Helena Decache, do Friburguense Futebol Clube, recebeu o Torneio Friburgo de Voleibol, onde alguns atletas acostumados a representar a cidade em competições da modalidade puderam relembrar o passado de glórias, e reviver as emoções que marcaram a trajetória nas quadras. Nos dois dias de competição, o ginásio teve um bom público, com muitos familiares protagonizando uma grande festa para promover o reencontro de atletas, que jogam ou já estiveram juntos nos últimos 20 anos.

Sem perder nenhum set, a equipe master (acima de 35 anos) do Friburguense conseguiu derrotar todos os seus adversários e levantar o troféu da competição de maneira invicta. O torneio contou com a participação de seis equipes, sendo quatro de Nova Friburgo (Friburguense A e B, Duas Pedras e Uerj) e duas de fora do município (Esporte Clube Independente, de Além Paraíba-MG, e Phenix, do Rio de Janeiro). A competição foi a primeira da região envolvendo equipes master e adultas masculinas, com o objetivo de resgatar a força do voleibol masculino no município de Nova Friburgo.

Há praticamente um ano, o técnico Fernando Miranda reúne diversas gerações que representaram o município de Nova Friburgo ao longo de décadas. Ele comandou a equipe campeã do torneio, a mesma do Campeonato Carioca Master e que vai participar do Campeonato Brasileiro da categoria em Saquarema.

23 anos de paixão

A participação no torneio nacional talvez seja o ápice da retomada de um projeto de 23 anos. Tudo começou em 1993, por iniciativa do então presidente do Friburguense, Antonio Deccache. A convite de Walter Thiele, que era o responsável pelo treinamento da equipe feminina do Friburguense, o professor Fernando Miranda deu início a uma escolinha de voleibol, que reunia garotos da faixa etária dos 12 aos 15 anos.

O projeto ganhou forma de equipe, e no ano seguinte, já representava o Friburguense Atlético Clube em competições municipais. Os treinos passaram a acontecer de três a quatro vezes por semana, o que representou uma inovação para a época. O resultado prático veio em forma de reconhecimento: em 1996 essa mesma equipe já era considerada imbatível, resultando em um passo importante para o grupo. As equipes do Vasco da Gama e a Seleção da Marinha vieram a Nova Friburgo, e o Friburguense conquistou a vitória nos dois confrontos. 

Exatamente naquele momento, José Eduardo Siqueira, o Siqueirinha, atual gerente de futebol do Friburguense, assistiu as partidas e abraçou a ideia de patrocinar a equipe no Campeonato Estadual Adulto de Voleibol. Desta forma, em 1997, o sonho de disputar o torneio foi concretizado. 

No ano seguinte, no entanto, Fernando Miranda se retirou do projeto por motivos profissionais, e o clube escolheu o professor André para, juntamente com os dirigentes da equipe, comandar a equipe nos Jogos Abertos do Interior e consequentemente nos Jogos Abertos Brasileiros. Reforços foram incorporados à equipe, e nos anos de 1999 e 2000, Nova Friburgo conquistou o vice-campeonato nos Jogos Abertos Brasileiros nas cidades de Dourados-MS e Atibaia-SP.

Depois da glória, entretanto, o projeto acabou paralisado. Contudo, os ideais permaneceram vivos, e nos anos de 2013 e 2014, essa mesma equipe se reuniu em confraternização no Caledônia Montanha Clube. Nesse momento surgia a ideia de reviver os momentos felizes do passado. 

Em setembro de 2015, um torneio realizado no Nova Friburgo Country Clube, na categoria acima de 35 anos, reuniu equipes de Minas Gerais, São Gonçalo, Teresópolis e de Nova Friburgo. Na final as equipes de São Gonçalo e de Nova Friburgo se enfrentaram, e os friburguenses foram vencedores. 

“A motivação estava novamente despertada naqueles antes adolescentes que um dia começaram um projeto de formação de uma escolinha de voleibol”, resumo Fernando.

  • Equipe treina regularmente para as competições que disputa (Foto: Divulgação)

    Equipe treina regularmente para as competições que disputa (Foto: Divulgação)

  • Projeto teve início há 23 anos, e depois de paralisação, é retomado na cidade (Foto: Divulgação)

    Projeto teve início há 23 anos, e depois de paralisação, é retomado na cidade (Foto: Divulgação)

  • Título em torneio é combustível extra para buscar um bom desempenho na competição nacional (Foto: Divulgação)

    Título em torneio é combustível extra para buscar um bom desempenho na competição nacional (Foto: Divulgação)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: voleibol
Publicidade