Energisa lança campanha de segurança elétrica

Objetivo é conscientizar população sobre como utilizar a eletricidade com menos riscos e menos desperdícios
segunda-feira, 24 de julho de 2017
por Jornal A Voz da Serra
Energisa lança campanha de segurança elétrica

Começa nesta segunda-feira, 24, a XI Semana Nacional da Segurança com Energia Elétrica. Para marcar o lançamento da campanha, a Energisa vai realizar, na Estação Livre, em Nova Friburgo, uma ação em praça pública com apresentação teatral, quiz, distribuição de panfletos e a presença do mascote Zé da Luz.

O objetivo é conscientizar  a população sobre como utilizar a energia de forma segura, sem desperdícios, e sobre os riscos e perigos, a fim de evitar acidentes e salvar vidas.

Às 13h haverá distribuição de panfletos; às 14h, apresentação da peça teatral “Segurança sempre”; às 14h30 quiz sobre segurança, com brindes para os três primeiros colocados; e às 15h, mais distribuição de folhetos e encerramento.

No Brasil, a principal causa de mortes provocadas por contato com a rede de energia é a construção e manutenção de prédios, seguida por ligação elétrica clandestina, instalações de antena de TV, podas de árvore e pipas.

Fique ligado nessas dicas

1.   Brinque sempre longe da rede elétrica

Solte pipas em locais abertos e afastados da rede elétrica. Jamais use fios metálicos ou cerol. Caso a pipa fique presa, nunca tente resgatá-la.

2.   Muito cuidado nas construções e reformas

Mantenha sempre uma distância segura da rede elétrica. Principalmente ao movimentar materiais metálicos, como barras de ferro e arame. Consulte sempre um profissional capacitado ou a Energisa para realizar esse tipo de serviço.

3.   Não construa a menos de 2 metros da rede elétrica

Caso contrário, você estará expondo sua casa e todas as pessoas que moram nela a situações de grande risco.

4.   Atenção ao instalar ou consertar sua antena

Cuidado com a rede elétrica sempre que for instalar ou consertar sua antena de TV. Faça isso em um lugar afastado dos fios da rede e sempre quando o tempo estiver bom. Caso a antena caia nos fios, nunca tente segurá-la ou recuperá-la.

5.   Nunca faça poda de árvores

A poda de árvores é um serviço que deve ser realizado somente por profissionais preparados e qualificados. Entre em contato com a prefeitura da sua cidade para solicitar informações sobre a responsabilidade do serviço

6.   Sem exageros com sabão

Usar a quantidade correta de sabão em pó evita um novo enxágue da máquina de lavar e, com isso, você economiza energia.

7.   Assista televisão com a família reunida, não em aparelhos separados

Além disso, tire o carregador da tomada quando o celular estiver carregado; evite deixar os aparelhos ligados na tomada em stand by e desligue o monitor do computador, se for demorar mais de 10 minutos para voltar.

8.   Sem desperdício com o ar-condicionado

Desligue o ar-condicionado quando não tiver ninguém no ambiente. Além disso, mantenha o filtro do ar-condicionado sempre limpo e o termostato regulado.

9.   Cuidado com os horários de pico

Evite usar equipamentos de alto consumo, como ferro de passar roupa e chuveiro elétrico, nos horários de pico.

10.Durante o dia, procure utilizar sempre a luz natural

Uma ótima dica é colocar as mesas de trabalho e de leitura mais próximas das janelas.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: campanha | Segurança | acidentes
Publicidade