Encontro na Prefeitura discute o roteiro da Tocha Olímpica em Nova Friburgo

O revezamento é uma parceria entre as três esferas de governo e o Comitê Rio 2016, que organiza e faz a promoção nacional do evento.
sexta-feira, 24 de julho de 2015
por Márcio Madeira
Encontro na Prefeitura discute o roteiro  da Tocha Olímpica em Nova Friburgo

O itinerário do símbolo maior do olimpismo ao longo de sua anunciada passagem por Nova Friburgo pode ser oficializado já nesta terça-feira, 28, quando o prefeito Rogério Cabral recebe em seu gabinete o gerente regional do “Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016”, Sr. Conrado Pereira.

O organizador é aguardado às 9h, e terá agenda cheia durante sua estadia na cidade. Além de reunir-se com representantes da força-tarefa que foi montada no município para dar andamento à questão — composta pelos secretários de Esporte e de Turismo, entre outros integrantes —, Conrado também deve oficializar a rota estabelecida e o local destacado para celebrações, definir os pontos de coleta dos condutores da tocha, e aprofundar algumas questões deixadas em aberto durante a primeira reunião. Às 10h, por fim, o gerente deve percorrer a rota oficial estabelecida, para uma avaliação final.

“Receber a Chama Olímpica em Nova Friburgo é como receber um pedaço dos Jogos Olímpicos. Nossa cidade encherá as ruas para celebrar este símbolo tão tradicional e festejar as histórias exemplares de nossos cidadãos que conduzirão a Tocha. Com isso, mostraremos mais uma parte do Brasil para o mundo e abasteceremos a chama com o calor do nosso povo”, declarou Rogério Cabral durante cerimônia realizada em Brasília, no dia 3 de julho, na qual o município foi confirmado como uma das 83 cidades que serão destinos finais do fogo olímpico ao fim de cada dia do revezamento.

Numa viagem que deve durar aproximadamente cem dias, a chama mais famosa do mundo sairá da cidade grega de Olímpia, berço dos jogos na antiguidade, para percorrer aproximadamente 10 mil milhas aéreas e 20 mil quilômetros em território nacional. Ao longo do caminho ela será conduzida por cerca de 12 mil pessoas, através de aproximadamente 500 cidades nos 26 estados da União, e também no Distrito Federal, até finalmente acender a Pira Olímpica no Maracanã, dando início aos jogos no dia 5 de agosto de 2016.
No estado do Rio de Janeiro, as cidades de Macaé, Cabo Frio, Petrópolis, Angra dos Reis, Niterói, Nova Iguaçu e Volta Redonda, além da própria capital, também terão a honra de abrigar a tocha durante uma noite inteira.

O revezamento é uma parceria entre as três esferas de governo e o Comitê Rio 2016, que organiza e faz a promoção nacional do evento. A segurança da tocha, dos condutores e do comboio fica por conta do governo federal. Aos municípios cabem o planejamento, a segurança, a gestão do tráfego e de resíduos, serviços de suporte, a realização da Cerimônia de Celebração e a promoção local do revezamento.

Os Jogos Olímpicos de Amsterdã, em 1928, foram os primeiros na Era Moderna a terem a tocha olímpica. Já o revezamento do fogo teve início em 1936, na controversa edição berlinense da competição.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Tocha Olímpica | Revezamento | roteiro
Publicidade