Encontro dos Rios: não foi dono de bar que cobrou ingresso

Pessoa ou comerciante responsável por cobrança ilegal ainda não teve nome divulgado
quinta-feira, 11 de janeiro de 2018
por Jornal A Voz da Serra
Foto de capa
A ponte de madeira que dá acesso ao Encontro dos Rios (Arquivo AVS)

Depois das denúncias de turistas e moradores do distrito de Lumiar sobre a cobrança pelo acesso às cachoeiras da localidade conhecida como Encontro dos Rios, um dos pontos turísticos mais procurados da região, a Prefeitura de Nova Friburgo enviou ao local uma equipe de fiscais da Secretaria municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável. A prefeitura, no entanto, não divulgou o nome do responsável pela cobrança de ingressos dos visitantes - que não é o dono do Bar do Encontro, e sim outro comerciante, morador ou frequentador da região.

"O Bar do Encontro nada tem a ver com cobrança de ingresso", garantiu nesta quinta-feira, 11, o proprietário do estabelecimento, Rafael Rodrigues.

O responsável pela cobrança de ingresso, cujo nome não foi divulgado, foi notificado na manhã do último dia 3 e teve até a última sexta-feira, 5, para apresentar documentos como título de propriedade, alvará de funcionamento e licença ambiental para que, somente assim, pudesse formalizar a exploração comercial do local. Como não apresentou a documentação no prazo, ele está proibido de realizar qualquer tipo de cobrança junto aos frequentadores.

Em nota, a prefeitura explicou que, numa segunda vistoria, ficou constatado que o local da polêmica trata-se de uma Área de Proteção Permanente (APP) dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) de Macaé de Cima, e que por isso a fiscalização cabe ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea). O órgão estadual ainda não se pronunciou sobre o caso.

De acordo com a prefeitura, a cobrança para o acesso a cachoeiras pode ser permitida, da mesma forma que a venda de comidas e bebidas, desde que a  propriedade seja particular e o proprietário apresente todos os documentos necessários para a exploração comercial do local.

LEIA MAIS

Esquema de pare-e-siga vai ser adotado para instalação de vigas de concreto no alargamento de duas pontes

Segundo prognóstico de meteorologista, frio mais intenso vai de agora até meados de julho, apenas

Além de cerveja artesanal, gastronomia variada, música ao vivo e concurso de chope a metro fazem parte das atrações

Publicidade
TAGS: Turismo