Encontro de carros antigos teve 4 mil visitantes, apesar da chuva

Clima desfavorável não impediu a arrecadação de uma tonelada de alimentos
segunda-feira, 22 de maio de 2017
por Márcio Madeira, com fotos de Henrique Pinheiro
Encontro de carros antigos teve 4 mil visitantes, apesar da chuva

            O tempo não ajudou, e a 17ª edição do tradicional Encontro de Carros Antigos de Nova Friburgo, promovido anualmente pela Acanf, a Associação de Carros Antigos do município, acabou sendo prejudicado pela chuva constante e a falta de um espaço coberto no campo de futebol do quartel do 11º BPM, no bairro Vila Nova, gentilmente cedido para a realização do evento.

            Ainda assim, os números registrados sublinham a credibilidade do encontro, e dão a dimensão do tamanho do público cativo que foi conquistado ao longo dos anos. A organização estimou em dois mil o número de visitantes a cada dia, e o total de alimentos arrecadados chegou a uma tonelada. O montante representa cerca de um terço do que era esperado, mas não deixa de ser um valor expressivo, diante das circunstâncias causadas pela frente fria que trouxe chuva a Nova Friburgo no último fim de semana.

            O contingente de veículos em exposição também foi afetado pela instabilidade climática. Em especial motos e carros conversíveis, pela falta de proteção, acabaram tendo a participação comprometida. Ainda assim, a organização estima em 160 o número de automóveis reunidos, incluindo alguns que viajaram consideravelmente para estar presentes, como os Santa Matilde que vieram do Estado de São Paulo.

            A exposição no Batalhão Tiradentes, da PM, também contou com um precioso caminhão do Corpo de Bombeiros de Nova Friburgo, considerado o mais antigo do Brasil ainda em funcionamento, além de diversos veículos militares, impecavelmente conservados que chamaram muito a atenção dos apaixonados por carros e que não perdem um só encontro da Acanf.

            Leonardo Barros, que veio de Cachoeiras de Macacu para acompanhar a exposição, resumiu o sentimento. “O encontro de carros antigos de Nova Friburgo é um dos melhores da região, e se tornou um compromisso obrigatório para mim e minha família. É uma pena que este ano as atividades tenham sido prejudicadas pela chuva, mas ainda assim as raridades expostas, o ambiente agradável e a música ao vivo justificaram a viagem. Ano que vem pretendemos voltar, torcendo para o tempo não atrapalhar de novo”, disse ele, encantado com os veículos caprichosamente bem conservados por seus proprietários.

                A organização ainda não divulgou a data em que fará a entrega dos alimentos arrecadados na ação social promovida pelo evento, tampouco quais as instituições assistenciais friburguenses que serão beneficiadas. A previsão, contudo, é de que a entrega seja feita, no máximo, até a próxima semana. Aos proprietários de veículos antigos foi pedida a doação de cinco quilos de alimentos não perecíveis e a cada visitante, pelo menos um quilo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Carros Antigos
Publicidade