Emoção e otimismo marcam apresentação do revezamento da tocha em Friburgo

Encontro reuniu condutores, organização, poder público e imprensa na Fundação Dom João VI
quinta-feira, 28 de julho de 2016
por Márcio Madeira
O atleta Mario Mello e o empresário Gilberto Sader emocionaram os presentes (Foto: Lúcio Cesar Pereira)
O atleta Mario Mello e o empresário Gilberto Sader emocionaram os presentes (Foto: Lúcio Cesar Pereira)

Uma reunião preparatória para o revezamento da chama olímpica em Nova Friburgo reuniu, manhã desta quinta-feira, 28, membros da assessoria de comunicação dos Jogos rio 2016, representantes da administração pública municipal e, pela primeira vez, também condutores confirmados da tocha, representados pelo empresário Gilberto Sader e pelo atleta Mario Mello, hexacampeão mundial de futebol para amputados.

O encontro aconteceu na Fundação Dom João VI, e foi aberto por um breve discurso do prefeito Rogério Cabral, voltado a destacar a oportunidade representada pelo evento. “Em 2011 Nova Friburgo ficou mundialmente conhecida graças a uma tragédia climática. E agora nós temos a oportunidade de mostrar para o mundo inteiro que Nova Friburgo está recuperada. Não teremos outra oportunidade de receber a tocha em nossas vidas, e eu gostaria de convidar os friburguenses e também os moradores de cidades vizinhas a participarem desse momento. Todo o trabalho foi feito para garantir a segurança, será um evento para se curtir em família. Aproveito para dar os parabéns a todos que tornaram possível essa realização, e também a todos que terão a honra de conduzir a tocha olímpica em nossa cidade”, disse um membro do comitê.

Em seguida, membros do comitê organizador apresentaram detalhes sobre o revezamento, destacando seu alcance junto à população. “Os Jogos Olímpicos são concentrados numa única cidade, e por isso o revezamento é tão importante. Ao longo de 95 dias nós visitamos mais de 300 cidades, incluindo todas as capitais e o Distrito Federal. Nessas cidades nós alcançamos aproximadamente 90% da população brasileira, levando uma mensagem de paz, união dos povos, integração e espírito olímpico. Tivemos cerca de 12 mil condutores e percorremos aproximadamente 20 mil km por terra e 10 mil milhas aéreas."

O revezamento abrigou também as chamadas operações especiais, que tornaram possível levar o principal símbolo olímpico a localidades como as cataratas do Iguaçu, Fernando de Noronha, Lençóis Maranhenses, Amazônia, Pantanal, Chapada Diamantina e Chapada dos Guimarães, São Miguel das Missões, Inhotim, Ilha Bela e Ilha Grande.

A apresentação destacou também a importância de Nova Friburgo neste cenário, não apenas por ser uma das 83 cidades escolhidas para encerrar o revezamento diário, mas também por abrigar um dos percursos mais extensos do Brasil.

Apresentação local

A reunião teve continuidade com a apresentação das iniciativas de natureza local adotadas para a realização do evento. André Gripp, comandante da Guarda Municipal, afirmou que o efetivo municipal de voluntários já se aproxima de mil pessoas, assim distribuídos: 129 homens do Sanatório Naval; 60 homens da Guarda Municipal; 30 homens da subsecretaria de Mobilidade Urbana; 36 homens da Defesa Civil; 35 atiradores do Tiro de Guerra (que não estarão fardados, mas sim uniformizados); 40 pessoas da Cruz Vermelha; seis da subsecretaria de Ordem Urbana; 20 servidores da secretaria de Turismo; cerca de 50 voluntários da secretaria de Serviços Públicos e aproximadamente 400 voluntários entre as universidades da cidade. Junto às mesmas instituições também foram disponibilizadas trinta viaturas de apoio, incluindo uma UTI móvel da Marinha.

O aparato de segurança irá contar também com policiais encobertos, da P2, e uma das instruções é proteger as marcas dos patrocinadores, evitando o chamado “marketing de emboscada”.

Já o secretário de Turismo, Nauro Grehs, destacou a importância do evento para o setor, citando como exemplo as reservas já feitas, que devem garantir ocupação quase completa dos hotéis da cidade durante o próximo fim de semana. O secretário anunciou ainda medidas paralelas ao revezamento, como a distribuição de flores de corte e apresentações do polo de moda íntima, com o intuito de reforçar a importância de Nova Friburgo nestes e noutros setores da economia nacional.

Emoção dos condutores

Por fim, o encontro reservou espaço para declarações emocionadas dos condutores presentes, a começar pelo empresário Gilberto Sader. “Recebi com muito orgulho, e também um certo receio, o convite para conduzir a tocha ao longo do teleférico. Digo receio, porque a emoção será, e já está sendo, muito grande. Certamente eu vou reviver o momento em que vi meu estabelecimento destruído, como vi minha cidade destruída. E nós tiramos muitas lições daquele desafio. O empresariado entendeu, sem que fosse preciso verbalizar, que era importantíssimo retomar todos os negócios, para que fossem mantidos os empregos. Todos nós, empresários, entendemos que, temos uma responsabilidade social para com a cidade, e que mantendo os empregos poderíamos reerguer a economia. Tivemos muito apoio dos governos federal e estadual, e vimos uma união muito grande de todos os friburguenses. (...) Com apenas dois anos nós já podíamos perceber os efeitos da recuperação da cidade, e hoje a minha empresa vende quase três vezes mais do que vendia antes de 2011.”

Mario Mello, por sua vez, se disse honrado por representar as pessoas com necessidades especiais, e emocionou-se ao lembrar do pai, falecido recentemente. “Estou muito emocionado, porque o meu fã número um eu perdi há sete meses. Era o meu pai. E sei que, onde ele estiver, certamente está muito feliz por esse prêmio. Carregar a tocha olímpica vai ser um momento único em minha vida, e quero agradecer a todos que fizeram campanha para que eu pudesse viver esse sonho. Porque eu não vou estar apenas representando Nova Friburgo, mas também todas as pessoas com necessidades especiais. Faço, portanto, um convite para que todas essas pessoas compareçam e acompanhem o revezamento.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Tocha Olímpica
Publicidade