Em noite de emoção, Câmara homenageia atletas

Nadadora Jhennifer Alves e lutadores Edson Barboza e Marlon Moraes recebem Medalha do Mérito Esportivo
terça-feira, 04 de julho de 2017
por Márcio Madeira
Jhennifer (com a medalha), parentes e o vereador Johnny Maicon (Foto: Márcio Madeira)
Jhennifer (com a medalha), parentes e o vereador Johnny Maicon (Foto: Márcio Madeira)

Em noite marcada pela emoção, a Comissão de Esportes da Câmara Municipal de Nova Friburgo concedeu na noite desta segunda-feira, 3, a Medalha do Mérito esportivo Swian Zanoni aos três principais esportistas friburguenses da atualidade: a nadadora olímpica Jhennifer Alves da Conceição, e os lutadores do Ultimate Fighting Championship (UFC) Edson Barboza e Marlon Moraes.

Atleta do Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo, Jhennifer fez questão de receber a homenagem pessoalmente, interrompendo brevemente a rotina de treinos. “Esta cerimônia tem um significado grande para mim. Fico muito feliz que o meu esforço e a minha dedicação ao meu esporte, a natação, tudo que passei até hoje, esteja sendo reconhecido pela minha cidade. É muito importante para mim, e fico muito feliz”, explicou. Já os lutadores não puderam comparecer, uma vez que vivem e treinam nos Estados Unidos. Edson Barboza só deve voltar a Nova Friburgo em outubro, ao passo que Marlon Moraes só tem previsão de subir a serra em dezembro. Ambos, contudo, foram representados na cerimônia por seus familiares.

A mesa foi composta pelo secretário municipal de Esportes, Waldemir Caetano Veloso; pelo deputado estadual Wanderson Nogueira, criador da Medalha Swian Zanoni durante seu mandato de vereador; pelos vereadores Johnny Maycon e Luiz Carlos Neves, presidente e vice-presidente da Comissão de Esportes da Câmara Municipal; e também por Daniel Lage, presidente do Conselho Municipal de Esportes. Também participaram da cerimônia os vereadores Isaque Demani e Professor Pierre.

Um dos momentos de maior emoção se deu antes do início das premiações, quando um vídeo relembrou a história do piloto de motocross Swian Zanoni, que empresta seu nome à medalha. Em discurso visivelmente emocionado, Wanderson Nogueira lembrou não apenas a qualidade do esportista, primeiro brasileiro a competir regularmente no campeonato mundial da categoria, mas também traços de seu caráter, manifestados, por exemplo, durante a tragédia climática de 2011, quando ele utilizou seu equipamento e suas habilidades ao guidão com o intuito de ajudar a quem precisava. “O Legislativo tem que reconhecer as pessoas e instituições que fazem a diferença. Quando a gente criou a medalha do mérito esportivo e deu a ela o nome de Swian Zanoni, foi justamente pela inspiração que o Swian passa para nós. Um campeão dentro e fora das competições. Um exemplo de ser humano, de solidariedade... Uma pessoa realmente completa. Deste modo o Swian fica eternizado, e aqueles que recebem a medalha passam a ter também uma responsabilidade, para que possam seguir o seu exemplo, argumentou o deputado estadual.

Wanderson também antecipou que um dos três homenageados deve receber, em 2018, a Medalha Tiradentes, entregue pela Alerj. “No ano que vem nós vamos entregar três medalhas Tiradentes, e a população irá escolher quem irá ganhar essas medalhas. Ainda estamos definindo os critérios, mas provavelmente uma delas será destinada ao setor esportivo”.

A exemplo de Swian, todos os três agraciados foram presenteados com a elaboração e exibição de um vídeo, no qual foram relembrados momentos de cada uma das carreiras, e também registrados depoimentos de familiares. E, em todos os vídeos, um traço em comum ficou evidente: a superação. Questionada pela reportagem de A VOZ DA SERRA a respeito de qual conselho daria a jovens que sonham ser, como ela, atletas profissionais, Jhennifer Alves foi bem direta: “todos devem acreditar em seus sonhos e dar um passo a cada dia para que eles se concretizem, se dedicando, se esforçando. Esse é o caminho para realizar os sonhos e algum dia estar aqui também, sendo reconhecido pela cidade em que nasceu”.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: esporte | atletas | natacao | UFC
Publicidade