Educação patrimonial foi tema de palestra em Lumiar

Evento faz parte do programa Mais Cultura nas Escolas
sábado, 25 de junho de 2016
por Jornal A Voz da Serra
O encontro promovido pela banda Euterpe Lumiarense ocorreu na Escola Acyr Spitz
O encontro promovido pela banda Euterpe Lumiarense ocorreu na Escola Acyr Spitz

A Sociedade Musical Euterpe Lumiarense em parceria com a Escola Municipal Acyr Spitz, promoveu recentemente um debate sobre educação patrimonial com moradores do distrito de Lumiar. O evento integrou o programa Mais Cultura nas Escolas, do governo federal, e teve como mediadora, a historiadora e doutoranda em museologia social, Inês Gouveia. 

O encontro foi realizado na própria escola, que funciona como um ponto de memória local, assim definido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Na palestra, Inês aproximou os participantes dos conceitos da museologia social, debatendo a questão do que é a cultura e de como se organiza um inventário de referências culturais, como bens materiais e imateriais compartilhadas pela sociedade. 

A pesquisadora explicou ainda que, na museologia social, esses parâmetros se referem a lugares, saberes, celebrações e objetos que compõem a memória de determinado grupo humano. 

A professora Bercília Mozer também  compartilhou as antigas tradições de Lumiar, como a produção de pratos típicos, como a broa de milho e legumes. Os alimentos são produzidos anualmente por ocasião da tradicional festa julina da Vila Mozer. A broa, tanto como símbolo local,  quanto como produto gastronômico, é uma espécie de celebração da memória coletiva do lugar e tem tanta procura que a produção sempre se esgota antes do início da festividade.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Banda Euterpe Lumiarense
Publicidade