Educação anuncia avaliação para analisar aprendizado de crianças da rede municipal

Prova será aplicada para alunos da alfabetização até o fim do ano. Objetivo é melhorar resultados em 2018
terça-feira, 24 de outubro de 2017
por Jornal A Voz da Serra
Educação anuncia avaliação para analisar aprendizado de crianças da rede municipal

Os alunos do 1º ano (alfabetização) da rede municipal de ensino vão passar por uma avaliação diagnóstica até o fim deste ano. A novidade foi divulgada pelo secretário municipal de Educação, Renato Satyro, em um encontro com diretores de escolas do Ensino Fundamental,  no auditório da secretaria, na última quinta-feira, 19.  

De acordo com Satyro, essa avaliação será feita por meio de uma prova. O objetivo é obter informações sobre a formação dos alunos, além de parâmetros para traçar novas estratégias que possam melhorar o rendimento escolar. “A provinha vai ajudar a enxergar onde o ensino das escolas municipais quer chegar. Conhecer o que está acontecendo em cada unidade vai nos orientar como agir para garantir que a criança tenha o melhor aprendizado”, afirmou o secretário.

A ideia é verificar se existe alguma falha por parte da secretaria, da escola, da direção, do professor ou da família, para que, a partir destes diagnósticos, sejam criadas estratégias que possam aprimorar o ensino em 2018. A pasta ressaltou ainda que os dados apurados não serão divulgados nomeando as unidades, apenas mostrando os percentuais e onde estão os pontos fracos e fortes.

O desenvolvimento e a aplicação da avaliação diagnóstica são coordenados pela professora Andrea Moraes, da equipe da ​ secretaria, seguindo um cronograma traçado em conjunto com o secretário de Educação e os subsecretários, Patrícia Azevedo e Igor Pinto, além da coordenadora do Ensino Fundamental, Caroline Klein.

De acordo com o cronograma, antes da aplicação da prova, os alunos farão um teste. Em formato de exercício, a tarefa será realizada junto com as professoras, em sala de aula, para familiarização, já que esse procedimento é novo e desconhecido pelos estudantes. Ainda seguindo o cronograma, a avaliação diagnóstica deve ser aplicada até o final do ano. A expectativa é que o resultado saia ainda em dezembro. “​Queremos colher os dados agora​,​ ​para traçar estratégias que serão aplicadas já no ano que vem”, comentou Andrea Moraes.

Para a subsecretária pedagógica, Patrícia Azevedo, o desempenho escolar dos alunos tem uma relação muito próxima com alguns fatores externos. “O ensino oferecido na ​ ​rede pública municipal hoje é muito bom, mas a gente esbarra em problemas sociais. A avaliação pode nos ajudar a identificar o aspecto social para avançarmos no pedagógico”, declarou a subsecretária.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Educação
Publicidade